O banco Itaú enviou e-mail aos seus clientes alertando para o golpe do falso funcionário, orientando sobre o que deve ser feito para a pessoa não se tornar vítima dos estelionatários.
De acordo com o Itaú, uma pessoa liga se passando por funcionário de uma instituição financeira, geralmente usando o nome da Receita Federal ou do Banco Central.
Aí ela informa que o gerente está sendo investigado por fraude e o dinheiro do cliente está em risco. Logo em seguida, o estelionatário sugere que a pessoa faça transferência para contas mais seguras, utilizando o aplicativo do banco ou outros canais.
De forma ilícita, o golpista pode fazer com que o telefone das agências ou da Central de Atendimento apareça no identificador de chamadas do telefone, ou enviar mensagens pelo WhatsApp com imagem e nome do banco ou de outro órgão.
O Itaú orienta que se a pessoa receber contato com essas abordagens, deve desconsiderar pois os funcionários nunca solicitam essas operações. Mesmo a pedido de alguém, você nunca deve compartilhar sua senha nem o iToken ou fazer transações para cancelar outras.
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