Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mais um problema no JK: moradores desconfiam de abatedouro clandestino no bairro

Highslide JS

O descarte de carcaças de animais mortos no bairro JK tem deixado os moradores desconfiados sobre a suspeita de um abatedouro clandestino naquela região. Segundo denúncias, o descarte acontece na rua Waldemar Pereira Duarte. O caso, inclusive, foi levado a público pelo vereador Juninho JR, na Câmara Municipal, através de um requerimento solicitando que a prefeitura verifique a origem do problema e quem pode estar envolvido.

A preocupação com abatedouros clandestinos em Pará de Minas ganhou mais visibilidade com o fechamento de dois empreendimentos que funcionavam irregularmente. As ocorrências foram registradas no mês passado.

O primeiro abatedouro funcionava entre as comunidades de Brás Correia e Penhas. No local, foram encontradas diversas carcaças, além de estruturas típicas do abate de gado e o confinamento de alguns animais. Também havia um estabelecimento comercial próximo, onde as equipes da PM encontraram uma espécie de açougue sem o devido licenciamento.

O outro abatedouro clandestino foi fechado em Meireles, com a apreensão de 420 quilos de carnes e 450 quilos de carcaças suínas. Além da Polícia Militar Ambiental e a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a fiscalização desses espaços também é feita pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). 

Segundo o chefe do escritório seccional de Pará de Minas, Lucas Silva Jardim, o serviço de inspeção é constante e visa combater uma série de prejuízos causados por essa ilegalidade.

Nas duas ocorrências registradas em março, o IMA prestou apoio à Polícia Militar. Lucas Silva Jardim explicou qual a destinação dada aos produtos apreendidos.

Sobre o caso da rua Waldemar Pereira Duarte, Lucas Jardim disse que essa denúncia ainda não chegou ao IMA, mas se o órgão for notificado imediatamente fará o trabalho de fiscalização. O combate aos abates clandestinos de animais não é uma ação restrita a Pará de Minas. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao qual o IMA é vinculado, somente nos últimos 4 meses de 2022 foram apreendidas mais de 3,5 toneladas de produtos de origem animal impróprios para o consumo. As denúncias podem ser direcionadas ao IMA, pelo telefone 37/3236-3623, ou diretamente no 190 da Polícia Militar. 

Fotos- Arquivo Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis