O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Pará de Minas voltou a realizar um trabalho direcionado ao monitoramento das áreas com maior risco do aparecimento de escorpiões.
No passado eles surgiam apenas em períodos mais quentes. Mas hoje, devido às mudanças climáticas e à adaptação da espécie ao meio urbano, especialistas percebem que os escorpiões aparecem em qualquer época.
Justamente para evitar esse tipo de acidente, é que o CCZ vem fazendo o monitoramento e recolhendo os escorpiões capturados pela população em todas as regiões.
O biólogo do CCZ, Gustavo Resende Rios, informou que o monitoramento dessas áreas vai possibilitar a criação de ações preventivas destinadas às áreas de maior risco. E ele aponta o manejo ambiental como principal método de prevenção:
No caso de uma picada de escorpião, a pessoa deve manter a calma e buscar ajuda especializada. Quem tem animais de estimação em casa, também deve ter muito cuidado já que os pets estão mais suscetíveis ao veneno do escorpião. Outras informações sobre o assunto, assim como a solicitação para a coleta domiciliar do animal, pode ser feita pelo telefone 37/3231 7817.