Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Números em processamento: técnicos do IBGE apresentam parcial do Censo ao prefeito

Highslide JS

Técnicos do IBGE se reuniram com o prefeito Elias Diniz para apresentar um balanço parcial da realização do Censo Demográfico em Pará de Minas. O levantamento, que começou em agosto do ano passado, deve ser concluído até o final de fevereiro, pois moradores de cerca de duas mil residências ainda não foram entrevistados pelos recenseadores.

 A informação foi dada ao Jornal da Manhã pelo técnico André Filipe Mendonça Duarte. 
Até o momento, foram entrevistadas cerca de 90 mil pessoas no município, incluindo a zona rural.

Através deste trabalho e seguindo a metodologia do instituto, o IBGE definiu uma prévia da população paraminense, de 97.507 habitantes, o que representa um aumento de quase 2% na comparação à prévia anterior.

Segundo André Duarte, o objetivo, agora, é fazer a checagem final para que o Censo se aproxime da realidade e apresente resultados fidedignos à prefeitura.

Antes do início do Censo Demográfico, a maior expectativa da população e do próprio prefeito Elias Diniz era que Pará de Minas ultrapassasse a marca de cem mil habitantes. Contudo, a prévia foi um banho de água fria para os que esperavam esse aumento populacional expressivo. Perguntado se ainda há chances da cidade alcançar esse número, André Duarte evitou cravar qualquer informação. 

Ainda na entrevista ao Jornal da Manhã, o técnico do IBGE comentou a possibilidade de moradores estarem repassando informações inverídicas nas entrevistas do Censo. Segundo André Duarte, o instituto tem uma blindagem para identificar e evitar essas mentiras, mas, caso seja necessário, haverá nova coleta de dados na região que apresentar inconsistências. 

Além da quantidade populacional, o Censo Demográfico também coletou informações sobre educação, renda, mortalidade, deficiência, religião, deslocamento para trabalho, infraestrutura entre outras. 

As pessoas que ainda não participaram da entrevista podem ligar, gratuitamente, para o número 137 e solicitar a visita de um recenseador. Ou, ainda, procurar o posto de coleta do IBGE em Pará de Minas, que funciona na Escola Estadual Professor Pereira da Costa.

A primeira publicação oficial do Censo acontecerá em abril, com os dados populacionais. Depois, o IBGE seguirá um calendário de publicações com as outras informações do levantamento. A estimativa é que todo o conjunto de dados seja completamente divulgado em dois anos.

Foto Ilustrativa: Reprodução/Acervo do IBGE e Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis