Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Igreja Católica abre o tempo da Quaresma: todas as missas do dia terão distribuição de cinzas

Highslide JS

Passada a folia, agora chega o tempo de recolhimento e reflexão. É esta a proposta da Igreja Católica, que inicia hoje o tempo da Quaresma. Para marcar este momento, é que são celebradas as missas com a distribuição de cinzas. 

A tradição é antiga e vem desde a igreja primitiva, ganhando mais força na Idade Média, se consolidando entre as principais e mais populares celebrações cristãs. 

Em Pará de Minas não é diferente. A expectativa é que todas as Igrejas da cidade fiquem lotadas. As paróquias já prepararam as cinzas que serão colocadas na cabeça dos fiéis.

Para entender melhor este momento forte de fé e espiritualidade, nós conversamos com o Padre Antônio Carlos Pousa, o Padre Toninho, do Santuário Nossa Senhora da Piedade. 

Segundo ele, a quarta-feira de Cinzas é uma data importante para quem deseja viver intensamente a proposta quaresmal.

Padre Toninho explica que quando se fala em conversão, não se deve pensar em deixar para trás um ou outro pecado, e sim a busca pela transformação real de vida.

Um detalhe importante, lembrado pelo sacerdote, é que as cinzas distribuídas nas celebrações de hoje são apenas um símbolo, e por isso não devem ser percebidas como bênção ou sacramento: 

Também marcam a Quarta-feira de Cinzas o jejum e a abstinência de carne, práticas exigidas pela Igreja para os fieis maiores de 18 anos e menores de 60. Pessoas doentes ou que dependem de dieta específica também não devem ser obrigadas a jejuar. 

Horários das Missas de Cinzas em Pará de Minas: 

Na Paróquia São Francisco haverá celebração hoje na capela Frei Galvão às 9h, na Igreja Nossa Senhora das Graças às 18h e na matriz paroquial às 15h e 20h.

Na Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Dom Bosco, a Missa de Cinzas será ás 19h enquanto no Santuário Nossa Senhora da Piedade as celebrações serão às 9h e às 19h. 

No bairro Santos Dumont haverá Missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida às 18h e na Matriz Santo Antônio às 19h30. 

Na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição haverá missa com distribuição de cinzas na Matriz às 9h e 19h30. Na Igreja de Santa Edwiges a celebração será às 18h e na Capela de São Judas Tadeu às 19h30. 

Na Paróquia São Pedro está confirmada a celebração da Missa de Cinzas na Matriz às 9h e às 19h.

Fotos: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM e Diocese de Divinópolis/Divulgação







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis