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PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

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Menos de um mês após o início da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, paraminenses estão reclamando da dificuldade em agendar a emissão do documento no Posto de Identificação da Polícia Civil em Pará de Minas. O Jornal da Manhã recebeu reclamações de cidadãos que estão há mais de uma semana tentando agendar uma data pelo aplicativo MG App, mas não conseguem. 

Na plataforma, há duas opções “Data Disponível” – representada por um quadrado verde – que significa que as marcações podem ser agendadas para aquele dia, e “Disponível em Breve” – representada por um quadrado azul – que aponta os próximos dias que serão liberados para agendamento.

Segundo as queixas, a opção “Data Disponível” só aparece às 8h, e ainda assim, algumas pessoas começam o preenchimento dos dados, mas não conseguem finalizar a marcação, pois as vagas já expiraram. Até ontem, segundo apurou o JM, as próximas datas que serão liberadas para agendamento são 19, 20 e 21 de fevereiro.

Diante das reclamações, o Jornal da Manhã solicitou respostas à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG). Em nota, a pasta informou que está ciente do problema e está trabalhando para disponibilizar novos horários o mais breve possível. Nós também apuramos que no Posto de Identificação de Pará de Minas, instalado na Câmara Municipal, são realizados, em média, 25 agendamentos por dia. 

No local, há capacidade para dois atendimentos simultâneos, mas apenas uma servidora é quem fica responsável pelos procedimentos. Quando a demanda é muito grande, uma outra servidora é deslocada para auxiliar nos trabalhos. Um ponto que tem atrapalhado o andamento do atendimento são as faltas sem aviso prévio. O aplicativo MG App notifica o cidadão 10 horas antes do agendamento para emissão da carteira.

Um dos objetivos desse aviso é justamente para que a pessoa cancele a marcação caso não dê mais para comparecer. 
Mas muitos não estão fazendo isso. Segundo informações repassadas à nossa reportagem, houve dia em que até 10 pessoas faltaram e não comunicaram. Quem não avisar previamente, além de perder a vaga, fica 30 dias impossibilitado de agendar um novo serviço.

Ainda de acordo com a Seplag, em casos de urgência comprovada, o usuário deverá encaminhar um "Fale Conosco", disponível no site mg.gov.br/pagina/fale-conosco, com a documentação que comprove a urgência e informando o motivo do agendamento. A emissão da primeira via e também das renovações da nova Carteira de Identidade é gratuita.

O documento é enviado, via Correios, para o endereço indicado pela pessoa em até 15 dias úteis. Também é possível solicitar a retirada na própria unidade de atendimento. 
O documento também tem versão digital, e pode ser acessado pelo aplicativo gov.br. 

Foto: Detran/Divulgação






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