Entre os vários temas importantes lembrados no mês de junho, destaque para o Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Em âmbito mundial, ele foi lembrado no último dia 15, mas em Pará de Minas os debates e ações de conscientização continuam.
A mobilização local está sendo feita pelos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O presidente do órgão, Aparecido Luís Araújo, avalia que as reflexões devem ser intensas, já que o público 60+ tem sofrido vários tipos de violência:
Perguntado se há alguma estatística sobre o aumento da violência contra idosos em Pará de Minas, Aparecido disse que não. No entanto, afirmou que o levantamento nacional serve de base para o cenário local:
O Conselho dos Idosos continua trabalhando com as orientações para esse público e respectivas famílias. O órgão também mantém em atividade 17 projetos voltados para conscientização, convivência, relacionamento familiar, fortalecimento de vínculos, saúde mental e física deste público.
Quanto às estatísticas, Aparecido informou que está em andamento um levantamento sobre a violência contra idosos em Pará de Minas. O trabalho é realizado em parceria com a Fapam e os resultados devem ser divulgados em breve. Lembrando que as denúncias sobre violência contra idosos podem ser encaminhadas pelo Disque 100, a chamada é gratuita e sigilosa.