Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Duzentos jazigos já estão em condições de uso no novo cemitério da cidade

Highslide JS

Mesmo com a inauguração do Cemitério Parque da Serra - prevista para este ano - o Cemitério Santo Antônio, que é o único de Pará de Minas, continuará sendo utilizado. A informação foi confirmada ao Jornal da Manhã pelo administrador do espaço, João Américo. 

O novo cemitério, cujas obras começaram em 2021, atende uma demanda que vem sendo reivindicada há muitos anos pela comunidade, diante da superlotação do atual campo santo, localizado na avenida João Pinheiro.

O Parque da Serra pareceu ainda mais necessário justamente no seu primeiro ano de construção, quando a cidade enfrentou o pior momento da pandemia de covid-19, registrando até 12 sepultamentos em apenas um dia. 

No entanto, apesar da falta de espaço, o Cemitério Santo Antônio, que foi inaugurado em 1942, não deixará de ser utilizado tão cedo. A explicação de João Américo é simples: a maioria das famílias paraminenses já tem um túmulo comprado no local. 

Ainda de acordo com João Américo, os túmulos abertos atualmente possuem três gavetas. A ocupação dos espaços pode ser renovada com o tempo, através da lei que prevê a retirada dos restos mortais, também chamado de rebaixamento. 

No entanto, a limitação de espaço forçou a prefeitura a tomar medidas para melhor organização do cemitério e possibilitar conforto aos familiares. As regras dizem respeito à compra de novos túmulos e a escolha do espaço. 

A média de sepultamentos do Cemitério Santo Antônio é de 60 por mês, mas em 2021 esse número chegou a 90. 
Caso seja necessário, o Cemitério Parque da Serra, mesmo ainda sem estar inaugurado, já tem condições de receber sepultamentos. Uma quadra com 200 túmulos está devidamente preparada para essa situação.

Neste caso, o corpo será velado no atual velório e a prefeitura disponibilizará um micro-ônibus para o cortejo dos familiares até o novo espaço. Com relação à escolha do cidadão por comprar um jazigo no novo cemitério, mesmo a família já possuindo um no atual, João Américo disse que a prefeitura ainda irá regulamentar essa possibilidade. 

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis