Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Posto Avançado de Coleta de Sangue celebra primeiro aniversário com bons resultados

Highslide JS

O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Pará de Minas – unidade responsável pela coleta de sangue – completou um ano de funcionamento no último sábado (24). O PACE é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Hemominas e foi inaugurado na cidade com o intuito de facilitar a doação para os cidadãos e fortalecer a oferta de sangue na rede da Hemominas.

O Posto Avançado funciona nas dependências do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), onde uma sala foi devidamente preparada para receber os doadores. As coletas acontecem duas vezes por mês, geralmente uma a cada quinze dias, com capacidade para 70 candidatos por edição.

Segundo números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, desde a primeira coleta, no ano passado, foram captadas mais de 1.300 bolsas de sangue. Considerando que cada bolsa pode ser usada em até 4 pacientes, é possível dizer que o PACE já beneficiou mais de 6 mil pessoas.

A celebração do primeiro aniversário aconteceu em torno de um café especial e, claro, muita doação de sangue. Entre os doadores, o Jornal da Manhã conversou com o experiente Adriano Courcino Costa, que doou pela décima vez, e com Renata Pereira Rodrigues, que praticou o gesto pela primeira vez. 

Coordenador do PACE, Clelton Pacheco, disse que a unidade tem funcionado muito bem, com boa adesão por parte da população de Pará de Minas, o que reflete em benefícios para toda a rede de saúde. Ele enalteceu a presença do posto e explicou o motivo para a quantidade limitada de doadores a cada coleta. 

Quem também estava feliz na comemoração do primeiro ano do PACE era Fabíola Nogueira, responsável pelo setor de captação de doadores do Hospital Nossa Senhora da Conceição. 
Antes da unidade local, Fabíola organizava o transporte e agendamento de doadores até o hemocentro em Divinópolis, e, agora, com o posto avançado, tem percebido um apelo maior das pessoas para doar sangue. Porém, ela chama atenção para a necessidade de mais doações, tendo em vista a situação crítica dos estoques de sangue no estado. 

As coletas de julho estão marcadas para os dias 7 e 21. Os interessados em agendar podem entrar em contato nos telefones 3233-5461 ou 3233-5830.

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis