Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Desfile de aniversário de Pará de Minas é marcado por participação massiva e manifestações de educadores

Highslide JS

Realizado na manhã de hoje (20), o desfile cívico em comemoração ao aniversário de 164 anos de emancipação político-administrativa de Pará de Minas. 

A cerimônia aconteceu no centro da cidade e reuniu milhares de alunos de escolas estaduais, municipais e particulares. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 60 instituições participaram. Também marcaram presença servidores de diferentes secretarias do Município, como Saúde, Cultura e Comunicação Institucional, Assistência e Desenvolvimento Social e Obra.

O tema do desfile foi “O legado de 164 anos de desenvolvimento de Pará de Minas”. A partir dele, cada escola trabalhou um subtema junto aos alunos para apresentar ao público. 

Houve menção a melhorias em escolas, como reformas e equipamentos adquiridos, a instalação da Guarda Municipal, a Oficina das Biscoiteiras – patrimônio imaterial de Pará de Minas – além de homenagens ao Cristo Redentor e ao Centro Literário Pedro Nestor.

Muitas escolas ainda exibiram projetos realizados nas áreas esportiva, social e ambiental. Tradicionais nesta cerimônia, as fanfarras também estiveram presentes no desfile, e mostraram um grande sinal de respeito, ao não tocarem os instrumentos enquanto passavam em frente ao Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Maria de Fátima Soares, coordenadora da fanfarra da Escola Estadual Pereira da Costa, ficou emocionada. Desde 1986 ela participa dos desfiles cívicos em Pará de Minas e guarda cada edição com muito carinho.

O desfile começou na rua Tiradentes, por volta de 8h40 e terminou quase 11h. O sol e o calor se intensificaram com o passar do tempo, mas os alunos fizeram bonito na apresentação. 
Graziele Lopes Marinho, diretora da Escola Municipal Dom Bosco, ficou feliz com a participação de seus alunos e professores. Ela falou sobre o subtema abordado e a importância deste momento na relação com a comunidade escolar.

Ao final da cerimônia, o trânsito foi liberado em toda região central. 

Desfile também teve protestos

Apesar do sentimento dos participantes em desfilar no aniversário da cidade, a cerimônia de hoje também foi marcada por protestos. 

Como a cerimônia foi realizada durante toda a manhã, o trânsito de ruas movimentadas do centro, como as praças Torquato de Almeida, Melo Viana e Padre José Pereira Coelho, além das ruas Benedito Valadares e do Rosário, ficou interditado até o final do desfile. 

Isso gerou reclamações de motoristas que precisaram passar pelo centro e, principalmente, de comerciantes, que ficaram praticamente sem movimento nesta manhã. 

Outra queixa veio de pais de alunos. Como não houve aulas, nem mesmo em centros de educação infantil, algumas famílias tiveram de arrumar uma solução para não deixar os filhos sozinhos enquanto trabalhavam. 

Manifestação de servidores da educação no encerramento do desfile

Quando o desfile se encaminhava para o final, dezenas de servidoras da educação municipal, entre professoras e serventes, fizeram uma manifestação em frente ao palco onde autoridades municipais estavam, entre elas o prefeito Elias Diniz. 

Com faixas, cartazes, apitos, balões pretos e nariz de palhaço, elas pediram valorização e tratamento digno. Entre as reivindicações, as servidoras pediram melhorias no salário e revisão do plano de carreiras.

Elas esperaram o prefeito Elias Diniz em frente ao Centro Literário Pedro Nestor por cerca de 10 minutos e só saíram quando ele deixou o prédio. Elias falou poucas palavras com a categoria, mas ao Jornal da Manhã, o chefe do Executivo disse que as servidoras exerceram o direito de protestar.

Sobre as reivindicações de melhorias salariais, o prefeito alegou dificuldades financeiras com a perda de receitas do município devido a queda na arrecadação. 

Fotos: ASCOM Prefeitura de Pará de Minas e Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis