Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Anuário da Segurança Pública mostra índice assustador de crescimento dos golpes virtuais

Highslide JS

Se você acompanha o Jornal da Manhã com frequência já percebeu a quantidade de notícias divulgadas sobre diferentes práticas de golpes virtuais.

Nestas duas últimas semanas, por exemplo, o JM relatou casos envolvendo o programa Desenrola Brasil e até o Procon de Minas Gerais, que é o órgão de defesa do consumidor. Esses, no entanto, são apenas alguns dos vários tipos de golpes existentes, praticados cada vez mais pela internet.

E a confirmação disso está no resultado do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, referente aos estelionatos ocorridos no Brasil. De 2019 a 2022, houve um crescimento de ocorrências superior a 326%. Somente no ano passado, foram quase dois milhões de casos, dentro e fora do campo virtual.

O número apurado representa que, por hora, o Brasil registra 208 golpes de estelionato, o que o torna o crime da moda. O advogado criminalista Bruno Feldens define a internet como um leque de possibilidades para os criminosos, que estão se adaptando e se aperfeiçoando na prática.

A redução do número de estelionatos, especialmente na internet, passa por uma série de fatores, desde o reforço e investimento na segurança pública até a proteção de dados dos usuários. 

Entre as dicas de proteção de dados, especialistas recomendam o backup das informações pessoais, com o envio dos arquivos para a nuvem; opção por senhas fortes e jamais salvar essas senhas em blocos de notas ou mensagens no WhatsApp.

Ferramentas de segurança adicionais também devem ser utilizadas, assim como biometria e reconhecimento facial, e também a priorização da autenticação de dois fatores nos aplicativos. Para conferir o levantamento completo do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, basta acessar o site forumseguranca.org.br.

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis