Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Secretaria de Meio Ambiente lança campanha de conscientização sobre as queimadas

Highslide JS

Lançada em Pará de Minas a campanha “Queimada não é limpeza. É crime.”. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e tem o apoio do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da Defesa Civil e da Associação G3 Resgate, de Pitangui. 

A ação tem a finalidade de conscientizar a população sobre as consequências das queimadas, como denunciar os infratores e quais as penalidades previstas na legislação criminal sobre a prática. 

Serão realizadas mobilizações de orientação em diferentes espaços públicos e através dessas atividades, o município espera reduzir o número de incêndios florestais na região. 

O lançamento aconteceu na Feira de Agricultura Familiar, ao lado do campo do Paraense. Para marcar o projeto e mostrar como as queimadas são graves, houve uma exposição de animais taxidermizados, organizada pela Associação G3 Resgate. Grande parte deles foi vítima do fogo na vegetação.

O secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano Franco classifica a campanha como “sensacional”, entendendo que as queimadas representam um problema de toda a sociedade.

Um dos focos da campanha será instruir a população sobre os canais de denúncia e o que a lei prevê para pessoas que cometem as queimadas. Sobre o assunto Talita Gomes, responsável pelo setor de Fiscalização Ambiental da secretaria, falou ao JM: 

Durante a campanha, a Defesa Civil e a Guarda Municipal reforçarão as ações de prevenção e combate aos incêndios. Edson Silva, da Defesa Civil, e Moacir Souza, da GCM, falaram sobre a responsabilidade de cada órgão.

Os animais taxidermizados expostos no lançamento da campanha serão levados para outros ambientes públicos. Segundo Edson Souza, coordenador do grupo G3 Resgate, eles são vítimas de ações criminosas e acabam se envolvendo em acidentes em rodovias, colocando terceiros também em risco. 
Edson Souza informou que quando o animal é resgatado com vida ele é levado para atendimento em um órgão vinculado ao IEF em Divinópolis, e depois de recuperado é devolvido ao seu habitat natural. Quando ele não resiste é feito o processo de taxidermia, técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais.

A campanha começa hoje com blitzes educativas, das 9h às 10h. A primeira ação acontecerá na praça Alfredo Leite Xavier, no bairro Santos Dumont. Amanhã, será a vez da praça Torquato de Almeida, e na quarta, na avenida Presidente Vargas, próximo a Câmara Municipal. Está prevista também a exposição de quadros informativos da campanha nas repartições públicas do município. A campanha segue até o final de agosto.

Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis