Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Semana Nacional do Trânsito propõe reflexões sobre a conduta dos motoristas e os problemas do dia a dia

Highslide JS

Começa hoje a Semana Nacional do Trânsito 2023. Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, ela tem o objetivo de promover a conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres para um trânsito mais seguro. 

Até a próxima segunda-feira, dia 25, órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito realizarão atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e com melhor mobilidade.

Neste ano, o tema da campanha é “No trânsito, escolha a vida”. As ideias centrais da mobilização são o cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade, que devem nortear as ações educativas durante este período.

Segundo o proprietário da Auto Escola Nacional, Marcos Vinícius Oliveira, há muito a se fazer para a promoção de um trânsito eficiente, mas é possível identificar melhorias ao longo dos anos, especialmente na redução de acidentes graves.

Em Pará de Minas, tanto o Conselho Municipal quanto o Departamento de Trânsito não informaram sobre as atividades que serão executadas ao longo da semana. 
Sabe-se, no entanto, que o assunto é recorrente em questionamentos da população. Conforme o Jornal da Manhã divulgou, na última reunião dos vereadores na Câmara Municipal, dos 11 que apresentaram requerimentos, 7 fizeram alguma solicitação referente ao trânsito.

Foram reivindicações, como instalação de faixas de pedestres, semáforos e outros redutores de velocidade, aumento do número de vagas especiais e estudo para adoção de medidas em algumas regiões da cidade. 

Para o motorista Ronaldo da Cruz, um dos principais agravantes na cidade é o desrespeito de motociclistas, que colocam a própria vida em risco. 

Atualmente, são quase 72 mil veículos licenciados no município, segundo dados do IBGE, fazendo com que a frota local seja maior que a de outras cidades com mais habitantes, como Nova Serrana e Itaúna, por exemplo, onde a quantidade de automotores não chega a 70 mil em cada uma.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: cedetran.org






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis