Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Alta dos ovos é a maior desde 2013 – consumidores assustados

Highslide JS

Os consumidores estão assustados com o aumento do preço dos ovos de galinha. Em 12 meses, a alta foi de 22%, o maior índice registrado para o mês de junho desde 2013.

O levantamento foi feito pelo IBGE, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que é considerado o índice oficial da inflação no Brasil. Entre as capitais brasileiras com maiores altas, destaque para Belo Horizonte. 

Mas o aumento já é sentido também no interior, caso de Pará de Minas, onde a cartela com 30 ovos já pode ser encontrada nos supermercados por até R$30,00. 

O preço tem chamado atenção das donas e donos de casa, sobretudo daqueles que estavam consumindo ovos como alternativa ao preço alto da carne bovina. Nossa reportagem conversou com alguns deles: 

De acordo com especialistas, os culpados pelo aumento no preço são os produtos industrializados usados na alimentação das galinhas. Para os diretores da Associação Brasileira de Proteína Animal, nos últimos anos os criadores perceberam aumentos substanciais nos custos da produção. O milho e o farelo de soja, por exemplo, subiram 150% em três anos. 

Mas se por um lado o preço do ovo aumentou, por outro, a carne bovina teve redução dos valores para alguns cortes nos últimos 12 meses. É o caso da maçã de peito e do fígado, que caíram cerca de 10% enquanto a alcatra teve uma baixa de 9%. A carne de frango também caiu quase 4%. 

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis