Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Demissões em massa no setor têxtil assustam trabalhadores

Highslide JS

As demissões em massa no setor têxtil de Blumenau, no Sul do Brasil, têm deixado apreensivos muitos trabalhadores de Pará de Minas. O medo deles é que a situação se repita por aqui, como vem acontecendo em algumas cidades brasileiras.

A dispensa de 700 trabalhadores ocorreu na unidade da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), que funciona em Blumenau. Causou espanto a muitos que isso tenha acontecido após a empresa fazer uma parceria com a gigante asiática Shein. Os operários acreditavam que a parceria iria viabilizar a expansão rápida da Coteminas, por isso eles esperavam mais contratações ao invés de dispensas. Os desligamentos já começaram.

O sindicato que representa a categoria lamenta a decisão da empresa, porque a maioria depende e precisa do emprego. A entidade também citou que a recente parceria com a Shien proporcionou aumento nas ações da empresa, que chegou a ganhar muito dinheiro com isso. O sindicato também protestou contra o anúncio de que os 700 demitidos receberão suas rescisões contratuais em até 15 vezes. A Coteminas divulgou um comunicado informando que tinha a necessidade de fazer as dispensas para garantir a continuidade de suas operações.

Segundo fontes, a empresa passava por uma crise financeira e por causa disso chegou a atrasar os salários entre janeiro e abril deste ano. Inicialmente as demissões coletivas iriam atingir 841 funcionários, mas foram reduzidas para 700. A empresa conta agora com 500 trabalhadores. Especula-se que as dispensas estejam ligadas à mudança de foco da produção da empresa que, na condição de nova parceria da Shein, vai Dar outros rumos à produção, desativando muitas máquinas.

Quanto ao mercado têxtil de Pará de Minas, continua sem novidades. É que a Santanense, cujo grupo também está ensaiando uma parceria com a gigante asiática, ainda não anunciou a data de reativação do parque fabril. Os teares estão parados desde o final do ano passado. A empresa conseguiu colocar os salários em dia, mas alguns benefícios estão atrasados.

Atualmente, a Santanense é a maior empregadora do segmento no município. 
Mesmo assim, o setor têxtil perdeu grande fôlego em comparação com décadas atrás, quando o número de funcionários chegava a quase cinco mil. Hoje, são pouco mais de 500, nas três fábricas da cidade – Santanense, Coopertêxtil e a DTX.

Foto Ilustrativa: Eduardo Franco/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis