A vida e a obra do Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, o Padre Hugo, irão compor uma exposição especial para celebrar o centenário do sacerdote que marcou a história de Pará de Minas.
Nascido em janeiro de 1924, Padre Hugo é natural de Barbacena. Ele chegou a Pará de Minas na década de 1950 para transformar a cidade através de suas ações relativas à fé, cultura, posicionamento político e social.
Esta história será contada através de uma mostra de documentos, fotografias, textos, composições musicais, objetos pessoais, entre outros objetos. A curadoria é de Samuel Lopes.
Em conversa com o JM, Samuel falou sobre os preparativos desta exposição comemorativa.
Samuel lembra que além da colaboração de vários paraminenses, a mostra também contará com peças cedidas por Dona Nely da Costa Bittencourt, irmã do sacerdote, que vive em Belo Horizonte. Ela inclusive deve comparecer à abertura da mostra.
O evento acontecerá hoje, às 19h30, contando ainda com a participação de representantes de várias entidades importantes de Pará de Minas e do Coral Bittencourt, que irá executar obras compostas por Padre Hugo, também pelo sacerdote. além de representantes de instituições importantes da cidade.
A exposição do Centenário de Padre Hugo será montada no Salão Nobre da Casa da Cultura, permanecendo aberta para visitação até o dia 18 de outubro.
Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas e Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM