Há 18 meses em atividade na cidade, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Pará de Minas tem recebido elogios quanto à sua atuação, tanto no monitoramento do patrimônio quanto no reforço da segurança pública.
De acordo com o comandante da corporação, João Evangelista Delfino, os resultados são realmente muito bons, sobretudo em relação à presença cada vez mais próxima da corporação junto aos paraminenses.
Um questionamento que é feito com certa frequência é quanto á atuação da GCM durante a noite e também na madrugada. Sobre o tema, o comandante Delfino explicou que a Guarda ainda é muito jovem e não conta com estrutura suficiente para manter uma atuação 24h.
Ele destacou a falta de armamento, o que daria maior segurança para o trabalho na madrugada.
João Evangelista Delfino
O comandante conta que já existem projetos voltados para o armamento da Guarda Municipal, mas explicou que antes disso será necessário lugar por uma sede mais estruturada.
João Evangelista Delfino
Atualmente a GCM conta com uma base de apoio no Terminal Rodoviário de Pará de Minas. São 41 agentes, 6 viaturas e 5 motocicletas que garantem agilidade no deslocamento para o atendimento das mais diversas ocorrências.