Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Enem tira o sono dos candidatos, mas o momento também é de boas expectativas

Highslide JS

No próximo domingo, cerca de 3 milhões de pessoas de todo o país farão a primeira etapa do Enem. O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior público, bolsas em instituições privadas e ainda é utilizado como parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Assim como na edição do ano passado, o Enem será realizado em dois domingos. Para o primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, que será no dia 20, matemática e ciências da natureza. 

Nesta reta final, os estudantes se apegam às matérias de maior dificuldade, tentando controlar a ansiedade e o cansaço para conseguir um bom desempenho. O Jornal da Manhã conversou com Ana Clara Eleutério e Ana Júlia Nogueira, alunas da Escola Estadual Fernando Otávio. Há meses elas se preparam para o Enem e, apesar da ansiedade natural deste momento, se mostram confiantes:

Ana Clara quer atuar na área de TI, enquanto Ana Júlia sonha em cursar Psicologia, mas as duas têm algo em comum. Nesta reta final de preparação, estão preocupadas com as matérias de exatas.

Quanto à redação, que é um dos principais desafios da prova, as duas têm exercitado muito os textos, mas vivem a expectativa do tema deste ano. 

Os estudantes só ficam sabendo o tema da redação na hora da prova. Os locais já estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante, no endereço, enem.inep.gov.br/participante. 

Nos dois domingos, o horário de início da prova é o mesmo: os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h. As provas começarão às 13h30. Neste domingo, o Enem terminará às 19h. No segundo domingo, às 18h30. 

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis