Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Câmara Municipal estreia painel eletrônico para votação de projetos

Highslide JS

Novidade na Câmara de Pará de Minas – entrou em funcionamento o painel eletrônico para votação de requerimentos, projetos e demais assuntos que exigem a deliberação individual dos vereadores.

A proposta de modernização do sistema começou a ser discutida em 2021, mas aí veio o auge da pandemia e com ela as reuniões passaram a ser virtuais. Já no final de 2022, foi iniciada a implantação.

O sistema eletrônico foi cedido gratuitamente pelo Senado Federal e a estreia aconteceu nesta semana, durante a reunião em plenário. Agora, ao invés da manifestação verbal, os vereadores registram o voto eletrônico por meio de um tablet, celular ou notebook.

O resultado é exibido na tela instalada no plenário, atrás da Mesa Diretora. Dois funcionários são responsáveis pela operação dele e tiveram muito trabalho, uma vez que durante a reunião os vereadores votaram 38 requerimentos e um projeto, todos eles de forma eletrônica.

A plateia que acompanhou presencialmente a reunião, na parte de cima do plenário, alegou certa dificuldade de visualização do painel, mas o presidente Márcio Lara informou que a substituição dele por um maior implicaria em despesas para a Câmara.

Nesta fase experimental, a equipe técnica vai avaliar os pros e contras para definição dos próximos passos:

A inovação agradou os vereadores, que chegaram a comentar o assunto. Entre eles, Luiz Lima:

O sistema eletrônico do Senado Federal também foi cedido para várias câmaras municipais no país. Em Contagem, inclusive, a Mesa Diretora optou por desativar o programa pago, ao considerar que, além de gratuito, o do Senado é melhor.

Fotos: Câmara Municipal de Pará de Minas/Divulgação e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis