O Instituto Médico Legal de Pará de Minas (IML) poderá ser reaberto nos próximos meses, nas dependências do Cemitério Parque da Serra, no bairro Nossa Senhora de Fátima.
A prefeitura já está discutindo o assunto com a Polícia Civil e tudo caminha para a celebração de um convênio de cessão de um funcionário para a capacitação e atuação como auxiliar de necropsia.
Com três médicos legistas e a criação do espaço adequado, o convênio para a atuação de um profissional nesse cargo é o último passo para a formalização das atividades do IML no município.
O processo está adiantado e, após a formalização das tratativas, o treinamento do auxiliar de necropsia será feito, com duração de duas semanas. A expectativa é que, em aproximadamente dois meses, a situação tenha sido resolvida.
O vereador Sérgio Martins Vargas, o Serginho do JK, tem acompanhado de perto a evolução das negociações e se mostra satisfeito:
O vice-prefeito Luiz Lima destacou que o projeto é uma prioridade da administração, diante dos diversos transtornos que as famílias enlutadas estão enfrentando:
À frente dos trâmites burocráticos, a secretária de Gestão Pública, Ana Paula Couto, também reconheceu a importância da reabertura do IML, afirmando que é um ganho não só para o município, mas para toda a região.
O Instituto Médico Legal foi fechado há alguns anos por determinação da Polícia Civil, uma vez que o espaço em operação no Cemitério Santo Antônio era inapropriado. Além de pequeno, oferecia condições insalubres para os profissionais. Desde então, os corpos são levados para o IML de Betim, que é o mais próximo daqui.