Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Férias escolares impulsionam a vacinação contra o sarampo

Highslide JS

Muita gente está aproveitando as férias escolares para viajar. O momento é propício, ainda mais com esse calorão todo, mas antes de qualquer passeio é preciso se atentar para um ponto muito importante: a vacinação contra o sarampo.

Nesta época, o risco de contágio para quem não está imunizado é muito grande, pois a doença é altamente transmissível. Desde o ano passado, a Secretaria de Estado de Saúde tem recomendado aos viajantes a vacinação.

A orientação vale especialmente para quem vai para municípios dentro e fora de Minas Gerais onde há a circulação do vírus, caso dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, a região Nordeste e também o exterior.

A forma de combater o vírus do sarampo é através de vacinação, mas nem todo mundo tem feito sua parte. Segundo Débora Correia Duarte, enfermeira da UBS do baixo Santos Dumont, que é uma das mais movimentadas de Pará de Minas, a imunização das crianças está em dia, mas não se pode dizer o mesmo em relação aos adultos.

Ela reforça o alerta para que os paraminenses verifiquem a situação vacinal, protegendo a própria e a vida de terceiros:

A transmissão do sarampo acontece diretamente de pessoa para pessoa, através de gotículas do nariz, boca ou garganta. Entre os principais sintomas estão a febre, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite, fotofobia e pequenas manchas brancas dentro da boca. 

A doença pode evoluir para formas mais graves, incluindo encefalite, pneumonia e morte, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Para vacinar, basta que a pessoa se dirija até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com o cartão de vacinação e um documento.

Aqueles que por algum motivo não possuem o cartão também devem procurar a unidade mais próxima, onde a situação será avaliada e a atualização feita conforme recomendações do calendário básico de vacinação. No ano passado, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais registrou 130 casos de sarampo e mais de 400 continuam em investigação.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis