Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Explosão de casos de dengue exige mudança de postura das autoridades e da população

Highslide JS

As notificações de dengue continuam crescendo em Pará de Minas. Mesmo que em proporção diferente dos números de covid-19, a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti voltou a ganhar força nessas duas últimas semanas, religando o sinal de alerta da população.

Segundo atualização do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, nos últimos sete dias a cidade registrou 18 novos casos prováveis de dengue, chegando a 48 no total, desde o início do ano. São considerados casos prováveis os exames positivos e os que ainda estão sob suspeita.

A evolução na quantidade de notificações da última semana é o dobro da que foi registrada no início de março, quando Pará de Minas contabilizou nove casos. O receio das autoridades de saúde é que esse crescimento continue na mesma proporção nos próximos dias.

Mas apesar dos números mostrarem mais casos prováveis, a situação atual é mais controlada do que foi em 2021, nesse mesmo período. No ano passado, Pará de Minas fechou o mês de março com mais de 150 notificações prováveis, um dos maiores índices da região Centro-Oeste. 

Já no que diz respeito às outras doenças transmitidas pelo vetor, a cidade continua com um caso provável de chikungunya e nenhum de zika vírus. Na tentativa de evitar a proliferação do aedes pela cidade, a prefeitura tem executado ações de combate do vetor e conscientização da população. E entre os problemas identificados pelos agentes nas ruas e casas, o que mais chama atenção são as caixas d’água destampadas.

Além de adotar medidas preventivas, a população também pode contribuir para o combate através de denúncias sobre locais que podem se transformar em criadouros. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone 3231 7722.

Na macrorregional de saúde, a cidade que apresenta o quadro mais agravante de dengue continua sendo Nova Serrana, que contabiliza 326 casos prováveis, 75 a mais que na última semana. Em Bom Despacho, o cenário epidemiológico também é desfavorável, com 219 notificações, 34 a mais que no boletim anterior.

A disparada de casos nessas cidades está contribuindo para a explosão da dengue em Minas Gerais, o que já era previsto pela Secretaria de Saúde. Até o momento, foram registrados mais de 10 mil casos prováveis, sendo que quase 4 mil já foram diagnosticados com dengue. Uma morte também foi confirmada e outras seis estão sendo investigadas.  Em nível nacional, a situação é parecida. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de casos de dengue no Brasil cresceu 43% nos primeiros meses do ano na comparação com 2021.

Foto: Ilustrativa/pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis