O currículo é o primeiro contato da empresa com o candidato, então, causar a primeira impressão é muito importante. Embora a oferta de empregos na cidade seja crescente, encontrar o funcionário ideal para o preenchimento das vagas tem sido um grande desafio para as equipes de Recursos Humanos das empresas.
E ele começa justamente no currículo do candidato. A maioria apresenta má formatação, além de mostrar que o perfil do trabalhador não se adapta à demanda da empresa. A psicóloga Franciele Viegas, coordenadora de Gestão de Recursos Humanos, tem constatado situações bastante desfavoráveis aos candidatos.
Segundo ela, muitos são apresentados de forma aleatória, sem objetivo claro, o que dificulta a contratação. O candidato precisa ter um currículo bem elaborado porque, além de ser um documento, ele atua como uma espécie de venda pessoal:
Um dos fatores que tem prejudicado a contratação é a informação falsa no documento.
Franciele ainda destaca a melhor forma de elaboração do currículo que vai chamar a atenção do recrutador.
De acordo com Franciele, um ponto importante na elaboração do currículo é a descrição das atividades realizadas em empregos anteriores.
O candidato também precisa estar alinhado à visão da empresa onde está pleiteando uma vaga. Competência técnica é essencial, mas as habilidades comportamentais também pesam. Outra dica da especialista é manter o currículo sempre atualizado.
Fotos: Ana Luiza e Eduardo Franco/Rádio Santa Cruz FM