Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Campanha contra a aftosa chega ao fim: expectativa do IMA é de alcançar a meta no final do dia

Highslide JS

Termina hoje em Minas Gerais a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Realizada anualmente no fim do primeiro e segundo semestres, a mobilização tem o objetivo de imunizar bovinos e bubalinos de todas as idades, mantendo o território mineiro livre da doença.

No escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Pará de Minas, responsável também pelos municípipos de Igaratinga, Pequi, São José da Varginha e Florestal, o balanço parcial da campanha é bastante positivo, com adesão de quase 90% dos criadores.

Os dados foram compilados na última sexta-feira, portanto, a tendência é que hoje esse índice ultrapasse os 90%. De acordo com o chefe do escritório, Lucas Silva Jardim, a expectativa é de vacinação em mais de 130 mil animais, sendo aproximadamente 129 mil bovinos e mais de 3 mil bubalinos. 

Ele reforça o comunicado de que hoje é o último dia para os produtores vacinarem o rebanho. Na semana passada, o IMA recebeu questionamentos se a campanha seria prorrogada, assim como aconteceu no ano passado, mas até o momento, não há indicativo de que isso irá se repetir.

Apesar de todos os efeitos da pandemia de covid-19 na região, o principal entrave para alguns pecuaristas foi a oferta de vacinas contra aftosa. Em algumas revendas autorizadas o estoque acabou e houve proprietários que  decidiram não fazer a reposição.

O foco agora é a declaração da vacina. Pela campanha, os pecuaristas devem fazer isso até o próximo dia 10. Segundo Lucas Jardim, na área de atuação do escritório seccional, a maioria dos produtores já cumpriram esse procedimento. 

Quem perder o prazo da vacinação, ou seja, não aplicar a dose até hoje, será multado em R$ 98,60 por animal não imunizado. Já o criador que não declarar a vacinação, receberá multa de R$ 19,72 por animal. 

A imunização do rebanho em Minas Gerais contra a febre aftosa é obrigatória e, além de proteger o plantel, garante o desenvolvimento da pecuária no estado. A intenção é que, daqui alguns anos, Minas possa ser reconhecida como uma região livre da doença sem vacinação.

A aftosa é uma enfermidade causada por um vírus altamente contagioso, que pode colocar em risco todo o rebanho. Uma vez doente, o animal pode apresentar febre, aftas na boca, lesões nas tetas e entre as unhas e pode levar o animal a óbito.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis