Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Encerramento do Jubileu da Esperança reúne cerca de cinco mil pessoas em Divinópolis

Highslide JS

No último domingo (28), data em que a Igreja Católica celebrou a Sagrada Família, foi realizado em Divinópolis, no Ginásio Poliesportivo, a Missa Jubilar de Encerramento do Ano Jubilar da Esperança que reuniu cerca de cinco mil pessoas. Um marco na história da Diocese de Divinópolis e também para os católicos do mundo todo. O Jubileu, convocado pelo Papa Francisco com o tema “Peregrinos da Esperança”, marcou um tempo especial de renovação espiritual, perdão e peregrinação para a Igreja Católica em todo o mundo. A celebração teve início no final de 2024 e foi vivido intensamente em nossa Igreja Particular com a realização de missas forâneas, também celebrações que reuniram movimentos católicos e servidores do altar.

Foram três locais de peregrinação: Catedral do Divino Espírito Santo (em Divinópolis), Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição (em Conceição do Pará) e Matriz de São Sebastião (em Leandro Ferreira). Templos que receberam milhares de fiéis ao longo do ano,  celebrando a fé com a possibilidade de receber a indulgência plenária. Ao longo do Jubileu da Esperança, a Igreja no Brasil marcou presença de forma significativa, reafirmando seu compromisso com a evangelização, a promoção da vida, da justiça e da paz, e testemunhando que a esperança cristã continua a inspirar caminhos de transformação no mundo contemporâneo.

A Missa Jubilar de Encerramento começou por volta das 17h, mas muitos peregrinos chegaram ao local pouco depois das 13h. Nem mesmo o calor de 35 graus desanimou os fiéis que cantaram bastante com o grupo do “EAC de Mateus Leme”. Os jornalistas Valquíria e João Pedro, repassaram informações de segurança e ajudaram na preparação dos presentes para o momento celebrativo.  A Missa Jubilar reuniu representantes das 54 paróquias, distribuídas em 25 cidades da região. Estiveram presentes cerca de 70 sacerdotes, além de diáconos e também seminaristas. Também estiveram presentes religiosos e integrantes dos muitos movimentos católicos.

Ao final da celebração, uma peregrinação até a Catedral com a cruz, chamou a atenção dos divinopolitanos. Dentro da Catedral, o bispo Dom Geovane Luís da Silva falou sobre a importância do Jubileu ter gestos concretos como mais atenção aos irmãos encarcerados e também os migrantes (principalmente em Nova Serrana). Além disso, pediu que a Pastoral Familiar seja reforçada em nossa Diocese, com a indicação de mais casais.

Em Roma 

No dia 28 de dezembro ocorreu o fechamento das Portas Santas em todas as basílicas de Roma, gesto simbólico que marcou o encerramento das peregrinações jubilares e convidou os fiéis a levarem para a vida cotidiana os frutos espirituais do Ano Santo. O encerramento oficial do Jubileu acontecerá em 6 de janeiro de 2026, com a celebração da Solenidade da Epifania do Senhor, na Basílica de São Pedro. A celebração conclui o Ano Jubilar, recordando que a esperança cristã, vivida e testemunhada ao longo do Jubileu, permanece como missão permanente da Igreja no anúncio do Evangelho ao mundo.

Texto: Reprodução Diocese de Divinópolis
Fotos: Vinicius Souza e Sabrina Santos
Drone: Divino Cinema




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis