Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Notificações de dengue na cidade avançam: já são quase 400. Alerta na região também é grande

Highslide JS

Pará de Minas continua na disparada dos casos prováveis de dengue em Minas Gerais. Segundo atualização do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, o município chegou a 387 notificações, entre suspeitas e confirmadas. O número é quase 50% maior que o registrado no boletim divulgado na terça-feira da semana passada. A estatística mostra a rápida evolução da dengue na cidade e serve como alerta à população para o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.  Por isso a própria Secretaria Municipal de Saúde admitiu que o município vive um surto de dengue e pode vir a enfrentar uma epidemia nos próximos dias. 

Nas unidades de saúde, especialmente na UPA, o número de atendimento às pessoas disparou obrigando o município a manter a UBS Seringueiras aberta em horário estendido para prestar assistência a população. Outra frente de trabalho tem sido os mutirões de limpeza. Somente no ano passado, foram recolhidas 128 toneladas de lixo nos bairros, volume que pode se repetir ou até aumentar neste ano.

Segundo Adailton Antônio Moreira, gerente de Combate a Endemias, os moradores precisam entender que não podem descartar lixo, principalmente materiais que acumulam água, em terrenos ou lotes vagos.  Esse comportamento tem sido um obstáculo difícil de superar, atrasando o trabalho feito nas casas. Como exemplo, Adailton citou o bairro Senador Valadares, onde os servidores levarão uma semana para concluir a limpeza.

São José da Varginha também está em alerta total com a dengue. Segundo o Boletim Epidemiológico, a cidade tem 136 casos prováveis. Mas se for considerada a população estimada, que é inferior a 5 mil habitantes, o município apresenta taxa de incidência muito alta, a sexta maior do estado.

E ainda segundo o relatório da Secretaria de Saúde, Minas Gerais já registrou nesses dois primeiros meses do ano mais de 13 mil casos prováveis. Dez mortes estão em investigação, mas até o momento nenhuma foi confirmada por dengue.  Com relação à febre chikungunya, foram notificados 287 casos no estado, e sobre a zika, são 98 casos, sendo 16 em gestantes. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM








RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis