Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Começa o Panamericano de Badminton: delegações vieram de cinco países

Highslide JS

Muita emoção e disputa no primeiro dia de jogos do Panamericano de Badminton de Surdos. 

A competição acontece em Pará de Minas, na quadra poliesportiva do Colégio das Irmãs, e reúne cerca de 30 atletas de cinco países: Brasil, Paraguai, Chile, Equador e Estados Unidos. 

É a primeira edição do Panamericano, competição promovida pela Organização Panamericana Desportiva de Surdos (Panamdes) em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e a Federação Mineira Desportiva de Surdos (FMDS). 

A cerimônia de abertura foi realizada na manhã de ontem com a presença das delegações dos cinco países, além de alunos do colégio e de outras escolas convidadas, assim como autoridades municipais e familiares dos atletas. Destaque, também, para o Lobin, mascote oficial do evento, que fez a alegria da criançada.

Igor Valério, diretor esportivo da Panamdes, fez muitos elogios à estrutura oferecida por Pará de Minas, afirmando que a performance dos atletas poderá ser de alto nível. A fala de Igor foi interpretada por Larissa Matos, especialista na linguagem de sinais, mais conhecida por Libras.

Diana Kyosen, presidente da Confederação Brasileira, também elogiou as condições oferecidas pela cidade e o acolhimento às delegações. Ela destacou o fortalecimento à inclusão dos surdos e a expectativa para o desempenho dos atletas brasileiros.  Mais uma vez, a fala foi interpretada por Larissa Matos.

O prefeito Elias Diniz também participou da cerimônia de abertura e falou dos diversos benefícios do esporte, tendo a inclusão como destaque:
Logo após a cerimônia teve início a competição. O ginásio foi dividido em quatro quadras menores com redes e monitor para marcação dos pontos, além de espaços para o árbitro e a comissão técnica.

Um dos primeiros a entrar em quadra foi Mathias Bonnassiolle Morel, atleta do Chile. Interpretado por Anderson Alves, Mathias enalteceu o evento e disse qual será seu objetivo. 

Quem também estreou ontem foi Gabriel Hovelaque, paraminense e presidente da Federação Mineira. Ele é um dos responsáveis por trazer o Panamericano a Pará de Minas. Ao falar do sentimento após tanto esforço, disse que está muito emocionado. A fala de Hovelaque foi interpretada por Larissa Matos. 

Os jogos do Panamericano de Badminton de Surdos são disputados de forma individual e em duplas mistas. A delegação brasileira conta com sete atletas. 
A disputa de hoje terá início daqui a pouco, às 9h, com dois jogos: Equador x Brasil e Paraguai x Brasil, nas duplas mistas. Ao todo, entre ontem e hoje, serão 33 partidas. As finais da competição estão marcadas a partir das 14h20. A entrada no Colégio das Irmãs é gratuita. 

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis