Mudou o procedimento dos consumidores com direito à restituição da Copasa, em relação ao período da cobrança irregular do reajuste da tarifa de esgoto em Pará de Minas, que foi entre 2012 e 2015.
A partir de agora, as pessoas que não conseguiram concluir o cadastro disponibilizado no site da empresa deverão tomar outro caminho e ele começa no envio de uma mensagem, por e-mail, relatando a situação pessoal.
A opção do e-mail foi apontada diante do fechamento do posto de atendimento presencial, na Rua Sacramento, em decorrência da pandemia. A Copasa disponibilizou vários funcionários para recebimento e análise dos e-mails.
Através desse procedimento a empresa espera resolver milhares de pendências que estão sendo apontadas pelos consumidores. O e-mail indicado pela Copasa é o seguinte: devolucaoparademinas@copasa.com.br.
Autor da ação civil pública que originou o processo judicial contra a Copasa, o promotor Delano Azevedo informou ao Jornal da Manhã que mais da metade dos consumidores com direito à restituição ainda não receberam, muitos sequer ainda nem manifestaram interesse na restituição:
Mas ninguém precisa se afobar agora, já que a Copasa manterá o atendimento on-line por um bom tempo:
E para aqueles que não conseguirem retorno no contato por e-mail, a boa notícia é que a Copasa vai reabrir o posto de atendimento físico na cidade, embora a data não esteja definida:
Outra novidade anunciada pelo promotor Delano Azevêdo é a divulgação da lista completa dos consumidores que têm direito à restituição. A listagem vai apresentar o nome da pessoa e o valor a que terá direito de receber e será publicada em breve:
Quanto aos consumidores que fizeram o cadastramento inicial com sucesso, é só comparecer ao Banco Itaú. Mas é bom lembrar que o banco só está distribuindo 200 senhas por dia para saques no caixa. Ao todo, a Copasa emitiu 14 mil ordens de pagamento para serem quitadas no Itaú de Pará de Minas. A demora no atendimento tem provocado muitas reclamações e a fila está dobrando o quarteirão.
Tem consumidores esperando mais de três horas para conseguir entrar na agência. O gerente Carlos Henrique admite a demora, mas não aponta solução por esses dias porque o banco perdeu 60% de sua mão de obra. Vários funcionários foram afastados por pertencerem ao grupo de risco e a agência não recebeu autorização para recompor o quadro funcional. O gerente garante, no entanto, que tem adotado todas as medidas para agilizar o atendimento e para isso está contando com total empenho da equipe.
ENTÃO, RESUMINDO A SITUAÇÃO DA COPASA EM PARÁ DE MINAS:
- Se você teve sucesso no cadastramento, é só comparecer no Banco Itaú para receber a restituição.
- Se não conseguiu atendimento presencial nem concluiu o cadastro por algum motivo, escreva mensagem relatando a situação para o seguinte e-mail: devolucaoparademinas@copasa.com.br