Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Câmara quer recolhimento de lixo nas comunidades rurais: solução pode chegar em breve

Highslide JS

O descarte irregular de lixo nas comunidades rurais de Pará de Minas chegou até a Câmara Municipal. O tema tomou conta de boa parte da reunião dos vereadores por causa dos abusos cometidos por muitas pessoas.

Dias atrás o Jornal da Manhã divulgou a situação do fazendeiro Bernardino Melo Franco Filho, de Meireles, que desabafou sobre a falta de respeito dos que depositam sacos e entulhos em seu terreno.

Nem mesmo uma placa informando a proibição, inibiu as pessoas desse ato irresponsável. O depoimento sensibilizou os vereadores, especialmente Toninho Gladstone, que apresentou requerimento pedindo à Engesp que verifique a possibilidade de fazer a coleta de lixo nas entradas dos distritos e povoados de Pará de Minas.

A iniciativa foi elogiada pelos colegas que aprovaram por unanimidade a proposta. Gladstone cita alguns distritos onde o problema é recorrente e pede que seja colocado um ponto final na degradação do meio ambiente. 

Os vereadores Márcio Lara e Marcílio Souza acham que já passou da hora das pessoas se conscientizarem sobre o quanto esse hábito é prejudicial à comunidade. Como exemplo, Lara citou a dengue e os reflexos dela em Pará de Minas, sobretudo no primeiro semestre, quando milhares de casos foram notificados.

O vereador Marcus Vinícius Rios de Faria, o Marcão, também participou das discussões apresentando outro ponto de vista. Em sua opinião, a consciência popular por si só não adianta. É preciso que a sociedade tenha condições de descartar o lixo da maneira correta.

Durante os debates, o vereador Leandro Alves anunciou uma novidade que pode ser colocada em prática daqui a pouco tempo. Trata-se de um projeto da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente que pretende facilitar e melhorar a coleta de lixo nos distritos.

Enquanto a proposta não sai do papel, a Comissão de Obras da Câmara já tem outra ideia: instalar caçambas comunitárias para que as pessoas possam depositar o lixo. O vereador José Salvador Moreira, o Dé Pedreiro, falou do assunto:

A sugestão de Dé Pedreiro foi elogiada pelos vereadores e deve ser formalizada junto à Comissão de Obras. 
A pedido do Jornal da Manhã a Engesp, empresa responsável pelo recolhimento do lixo em Pará de Minas, explicou como é feita a coleta nos distritos e povoados e descartou a falta da prestação do serviço. A coordenadora de Limpeza Urbana, Denise Alves Costa Azevedo, foi quem conversou conosco. 

Denise informou que a Engesp se coloca a disposição para esclarecer dúvidas sobre a coleta do lixo na zona rural. Para mais informações, o interessado pode ligar para o telefone 3236 0978.






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis