Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

No ano bissexto, um dia a mais no calendário: saiba quantos paraminenses nasceram em Pará de Minas neste 29 de fevereiro

Highslide JS

Estamos vivendo hoje um dia raro no calendário anual – o 29 de fevereiro, que só aparece a cada 4 anos e a explicação disso está na astronomia. A órbita completa da terra em torno do Sol leva exatamente 365 dias e seis horas. Essas seis horas adicionais quando somadas completam as 24 horas que dão origem ao dia extra a cada quatro anos.

A medida foi adotada para manter os relógios e calendários em sincronia com a movimento da terra e suas estações. As chances de alguém nascer em 29 de fevereiro são de uma em 1.461. Esses aniversários são chamados de “saltadores”, sendo que nos demais anos permitem às pessoas escolher entre o 28 de fevereiro e o 1º de março para festejar.

Alguns sugerem que se a pessoa nasceu antes do meio dia, deve comemorar no dia anterior. Caso tenha nascido no período da tarde ou noite, a festa fica por conta do dia 1º. Em todo o mundo, cerca de 4 milhões e cem mil pessoas nasceram no dia 29 de fevereiro. Já em Pará de Minas, sendo levantamento feito pelo Cartório Civil a pedido do JM, 45 pessoas foram registradas neste dia. E a data é sempre cercada de brincadeiras e piadinhas, sendo uma das mais populares aquela que diz o seguinte:

“Não envelhecemos, já que só fazemos aniversário a cada 4 anos”. Enquanto uma criança de 10 anos já comemorou dez vezes seu aniversário na data certa, um nascido em 29 de fevereiro só vai conseguir esse feito quando chegar aos 40. Nesse ritmo, atingir a maioridade sempre no 29 de fevereiro – no caso, 18 anos – a pessoa estará, na verdade, com 72 anos de idade.

E a data especial também gera costumes interessantes mundo agora. Na Irlanda, por exemplo, tempos atrás as mulheres usavam o 29 de fevereiro para se declarar e pedir seus pretendentes em casamento. Era a única chance a cada 4 anos para conseguir tal feito. Já na Inglaterra, um movimento de trabalhadores pede que o 29 de fevereiro seja um dia livre de trabalho.

A explicação seria de que eles trabalham de graça neste dia, baseado num contrato em que o salário de 28 dias. Nos Estados Unidos, um festival de quatro dias celebra o 29 de fevereiro, incluindo uma grande festa de aniversário para os bebês do dia. Aqui no Brasil não existe tradição em torno disso, salvo as brincadeiras com parentes e amigos.

Mas como o dia caiu em pleno sábado, certamente os nascidos nesta data não vão deixar em branco, afinal eles têm o fim de semana pela frente. Então, feliz aniversário a vocês, paraminenses, do ano bissexto.






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis