A Prefeitura de Pará de Minas sinaliza para a redução da inadimplência referente ao recolhimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) deste ano. Esta é a expectativa do secretário de Gestão Fazendária, José Leonardo Martins Pinto, ao analisar os dados computados pela pasta.
Ele informou que não é possível fazer um comparativo com o mesmo período do ano passado, devido às mudanças na forma de cobrança do imposto. Afinal, para quem decidiu pagar o tributo de forma parcelada, a quitação só estará completa no final do ano.
Mesmo assim, o secretário consegue avaliar a melhora nos resultados ao comparar o total arrecadado nesses primeiros meses e a totalização do imposto no ano passado. José Leonardo aponta, também, alguns fatores que podem ter contribuído para levar os contribuintes a priorizar o pagamento do imposto neste ano.
O secretário ainda atribui a melhora à postura mais consciente da população sobre a destinação do dinheiro do IPTU, e relembrou a utilização deles na manutenção dos serviços públicos municipais.
Os contribuintes que perderam a data para pagamento das primeiras parcelas, ou que não tenham recebido a guia em casa, devem acessar o site da prefeitura e solicitar a segunda via, que já é emitida com valores atualizados.
Já aqueles que desejam pagar as guias dos anos anteriores, o processo deve ser presencial. É necessário comparecer à Secretaria de Gestão Fazendária, no primeiro piso da Prefeitura, e solicitar o extrato. O pagamento dos atrasados pode ser dividido em até 36 vezes.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas