Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Falta de algodão, mudanças na esfera governamental: setor têxtil sente a mão pesada do mercado

Highslide JS

O setor têxtil no Brasil vai atravessar mais um ano de grandes desafios. Conforme o JM antecipou, a falta de algodão no mercado tem freado a produção nos parques industriais, inclusive, com reflexos em Pará e Minas.

Mas o problema não para por aí. De acordo com Júlio José de Morais, administrador da Coopertêxtil, o mercado também está apreensivo por causa das mudanças no governo Federal, o que dificulta o desempenho do segmento. 

Mas apesar disso, a Coopertêxtil está conseguindo manter a rotina de produção, mesmo que em ritmo desacelerado. 

Júlio Morais lembrou que, nos tempos mais difíceis da pandemia da Covid-19, a cooperativa trocou a produção de tecidos por máscaras faciais. Foi essa medida que manteve a fábrica funcionando, antes dela retomar sua vocação na moda, sobretudo no acabamento de tecidos para camisaria. 

É importante lembrar que desde 1992 o setor têxtil brasileiro vem sofrendo mudanças, sobretudo com a entrada da China como concorrente direta na produção de tecidos e, mais tarde, com a exportação de roupas prontas. 

Este fato provocou o fechamento de diversas fábricas em solo brasileiro, mas facilitou a abertura do mercado para grandes multinacionais da China. O resultado é o que vemos por aí – a presença, cada vez maior, de produtos importados no varejo.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis