Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Transporte urbano: caixa da Turi não aguenta mais a defasagem, prefeitura aguarda recursos do governo

Highslide JS

Embora o diesel no Brasil tenha registrado três semanas consecutivas de queda dos preços no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o combustível já está com 39,5% de alta neste ano. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice chega a quase 62%.

Os números preocupam aqueles que dependem do combustível para trabalhar, mas a população, de forma geral, também vive um momento de insegurança quanto aos valores pagos pela tarifa do transporte coletivo, já que os aumentos do combustível poderão refletir no bolso do trabalhador.

O tema foi abordado pelo voluntário social, Daniel Chaid, que usou a tribuna da Câmara dos Vereadores para alertar os parlamentares sobre o problema: 

Nas ruas, a população também começa a cogitar esse aumento que, inclusive, já foi solicitado pela Turi à Prefeitura de Pará de Minas. O medo de tarifas mais caras, tem feito com que os passageiros levantem outras reclamações quanto à prestação do serviço no município.   

O Jornal da Manhã levou o assunto ao superintendente da Turi em Pará de Minas, Djalma Rocha Júnior, e ele lembrou que a empresa não tem poder para aumentar a tarifa.

Também destacou que o edital de concessão do serviço é muito claro, que após a análise das planilhas da empresa, o reajuste deve ser concedido anualmente, através de decreto. E a Turi aguarda por isso desde novembro do ano passado. Devido a esta espera, o superintendente não tem condições de falar sobre a mudança do preço das tarifas. 

Djalma entende o momento econômico crítico, sobretudo para as famílias de baixa renda, que compõe a maior parcela dos passageiros. Mas deixa claro que sem o reajuste, a empresa não terá condições de manter o atendimento no município. 

O prefeito Elias Diniz também comentou o assunto e garantiu que a autorização do reajuste depende da chegada do subsídio do Governo Federal, que irá bancar a gratuidade do transporte para as pessoas maiores de 65 anos. Segundo Elias, só depois disso será possível fazer os cálculos para a nova tarifa do transporte público em Pará de Minas. 

Uma portaria publicada nesta semana pelo Ministério do Desenvolvimento Regional definiu o aporte de R$2,5 bilhões para assistência financeira destinada a auxiliar o custeio da gratuidade das pessoas idosas no transporte público. 

O valor a ser liberado para cada município será proporcional ao número de idosos que utilizam o transporte. O calculo ficará por conta do Ministério, a partir dos dados repassados através da Plataforma +Brasil. 

Fotos: Arquivos/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis