Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Obras na drenagem pluvial do centro de Pará de Minas vão demorar mais que o previsto

Highslide JS

A instalação da nova tubulação do sistema de drenagem pluvial da região central de Pará de Minas deve se arrastar por mais tempo, diante dos imprevistos surgidos.

O problema maior se deu na rua Doutor Higino, na Várzea. No local, a Black Engenharia, responsável pela obra, está instalando tubos de 1.500 mm de diâmetro para comportar o volume de água que será escoado para o Ribeirão Paciência. 

Os tubos de PEAD são fabricados pela indústria Tigre mas, segundo a empreiteira, houve uma interrupção na produção, atrasando a entrega dos materiais. 

E ainda surgiu outra situação. O solo da rua Doutor Higino é considerado fraco, pois a região era um brejo, aumentando o risco de o terreno ceder com a abertura das valas. 

Segundo apurou o JM, por causa dessas dificuldades, no dia 4 de setembro, as equipes da Black conseguiram instalar três tubos. Já no dia seguinte foram mais dois e no dia 6 de setembro, véspera de feriado, apenas um tubo.

Para não colocar em risco a integridade dos trabalhadores e dos imóveis próximos, a empreiteira alugou um blindado, equipamento de contenção das paredes. Ocorre que o primeiro equipamento não atendia às necessidades da obra, forçando a substituição. 

Quem mora na rua Doutor Higino, no trecho entre o Colégio das Irmãs e a rua Antônio Júlio, não vê a hora do serviço ser finalizado. É o caso de Alexandre Resende Rocha, cuja família tem sofrido com a poeira e a interdição parcial do trânsito.

Como se não bastassem esses problemas, outro impasse apareceu. Foi descoberta uma rede de esgoto de grande porte na Doutor Higino, que precisará ser remanejada para a instalação do sistema de drenagem. 

Em resposta ao Jornal da Manhã, a concessionária Águas de Pará de Minas informou que a rede tem um material específico, cuja aquisição já foi solicitada e o prazo estimado para a chegada dos tubos e do remanejamento é de 45 dias.

Com relação à praça Torquato de Almeida, a Black Engenharia informou que os tubos de 600 mm já foram instalados, restando agora a colocação dos materiais de 1.500 mm até o cruzamento com a rua Doutor Higino. 

Vale lembrar que, a empresa fará uma espécie de “atalho” na tubulação, pois não será mais necessária a intervenção na parte de cima da praça devido à descoberta de três galerias antigas próximas à Estação Cultural. Elas serão adaptadas e farão parte do sistema que dará vazão ao volume de água das chuvas até o Ribeirão Paciência.

Com isso, a tubulação passará por dentro da praça, ligando a parte de baixo à rua Coronel João Alves. Esses tubos serão de 1.000 mm de diâmetro. Ainda não há previsão de quando serão instalados.

Apesar dos imprevistos que surgiram nas últimas semanas, a empresa responsável pela instalação da rede de drenagem pluvial acredita que o trabalho será concluído antes de dezembro.

O Jornal da Manhã procurou o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, José Cornélio de Oliveira, para esclarecimentos, mas até o fechamento desta matéria não tivemos retorno. O espaço segue aberto.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis