Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dia dos Avós exalta o amor familiar e chama atenção para o descaso de muitos com a terceira idade

Highslide JS

Hoje é um dia especial para figuras importantes e muito queridas nas famílias. Neste 26 de julho, é celebrado no Brasil o Dia dos Avós. A data tem origem bíblica, já que a Igreja Católica comemora nesta data os dias de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e, portanto, avós de Jesus. 

Até 2003, a data era reservada apenas aos santos, mas naquele ano a Assembleia da República Portuguesa instituiu o Dia Mundial dos Avós em homenagem à senhora Ana Elisa Couto, conhecida como Dona Aninhas, que por quase 20 anos visitou diversos países, entre eles o Brasil, reivindicando a celebração aos vovôs e vovós.

Nesta data, os netos costumam demonstrar o amor com abraços, mensagens, presentes e outras formas de externar o sentimento. Claro que os homenageados se emocionam a cada afeto recebido, por mais simples que ele seja. 

Quem pode falar com propriedade é Marilda e Altair Santos, avós do Luca, da Alice, do Bernardo e do Arthur. Ao Jornal da Manhã, eles falaram da emoção em vivenciar este momento e de serem referências para a família.

Mas o dia não é só de comemoração e também deve ser visto como um momento de reflexão sobre os cuidados aos avós - principalmente os idosos, que são a maioria. Dados do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, mostram que 2023 tem sido um ano violento para a população idosa.

Nos primeiros cinco meses do ano, foram mais de 47 mil denúncias de algum tipo de violência cometida contra pessoas desta faixa etária, sendo a maioria física, psicológica, de negligência e exploração financeira ou material. O número é 87% maior em relação ao mesmo período do ano passado. 

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Pará de Minas, Aparecido Luiz Araújo, é preciso mais diálogo entre as famílias, de maneira que torne os avós protagonistas.

Em Pará de Minas, mais de 10 projetos sociais são desenvolvidos por instituições contempladas pelo Fundo Municipal do Idosos, com ações voltadas para o lazer, bem-estar, atividades físicas e culturais. 
Segundo Aparecido Araújo, a intenção é fortalecer o vínculo do idoso com a sua família, a partir da sensação de pertencimento.

E em breve, a cidade contará com um projeto voltado para a capacitação das pessoas que cuidam de idosos na cidade, sejam eles profissionais ou mesmo familiares. A proposta será desenvolvida pela Fapam. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3237-2008. 

Fotos: Ronni Anderson Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis