Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IMA abre a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa

Highslide JS

Começa hoje a segunda etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais. Produtores devem vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades.

Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável por gerenciar e fiscalizar a campanha, a expectativa é a de que sejam imunizados quase 26 milhões de animais em todo o território mineiro. 

Já no escritório do IMA em Pará de Minas, que abrange também as cidades de Pequi, Florestal, São José da Varginha e Igaratinga, a previsão é vacinar cerca de 134 mil animais, sendo 130 mil bovinos e aproximadamente 4 mil bubalinos.

O chefe do escritório local do IMA, Lucas Silva Jardim, diz que a vacinação é essencial para preservar a sanidade dos rebanhos, manter o atual status sanitário de livre com vacinação e atender aos compromissos comerciais com países que compram a carne brasileira.

O produtor tem até 30 de novembro para vacinar o rebanho e, até 10 de dezembro para comprovar a vacinação. Para esse processo de declaração junto ao IMA, Lucas destaca que os pecuarista têm quatro modalidades disponíveis.

Lucas Jardim informou que o instituto já fiscalizou as lojas revendedoras da vacina e que elas estão aptas a comercializar as doses. Até o momento, na área de atuação do escritório, estão disponíveis 66.100 doses em Pará de Minas e 7.005 doses em Igaratinga. 
Em conversa conosco, Lucas admitiu a possibilidade de faltar doses, por isso, fez um alerta ao produtor rural. 

Como a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória, o produtor que não vacinar o rebanho dentro do prazo será multado em R$ 119,26 por animal não imunizado. Já aquele que não fizer a declaração será penalizado em R$ 23,85. 

Importante lembrar que esta é a última etapa da vacinação contra aftosa em Minas. Há alguns anos, após reunião técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), confirmou-se a suspensão gradativa da vacinação em alguns estados, entre eles Minas Gerais. 

Desta forma, a partir do ano que vem não haverá imunização contra a febre aftosa no estado, assim como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Espírito Santo.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis