Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pará de Minas entrou nas estatísticas da Síndrome Multissistêmica: fica o alerta para famílias com crianças em casa

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde acaba de confirmar o primeiro caso da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica em Pará de Minas. A doença está sendo associada à covid-19. A vítima é uma menina de oito anos que chegou a ser internada em estado grave no Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis, mas, felizmente, está se recuperando e já está em casa. 

A criança apresentou os sintomas em janeiro, um mês depois dos pais serem diagnosticados com o novo coronavírus. Inicialmente ela teve febre, diarreia e dores abdominais. Depois começaram a aparecer manchas vermelhas na pele, o que levou a família a suspeitar de dengue. A confirmação do caso ocorreu com atraso, pois no momento da internação em Divinópolis por engano foi registrado um endereço diferente, como se a menina morasse em Belo Horizonte.

Desta forma, a notificação caiu nas estatísticas da capital mineira. 
Tão logo o fato foi descoberto pela equipe de epidemiologia, o município fez contato com a Secretaria Estadual de Saúde pedindo a retificação da investigação feita pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Assim, o boletim estadual será alterado e o caso passará a ser contabilizado em Pará de Minas. 

A Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica é uma condição nova e está sendo estudada por cientistas do mundo todo. De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas são semelhantes à síndrome de Kawasaki, no entanto a nova enfermidade ocorre em crianças mais velhas, com alterações evidentes dos marcadores inflamatórios e importante disfunção cardíaca.

A pediatra do CIEVS, Flávia Cruzeiro, diz que o assunto requer muita atenção dos pais e dos profissionais de saúde.

Segundo Flávia, a Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais registrou mais de 60 notificações confirmadas da Síndrome Multissistêmica, sendo que outras dezenas estão em investigação. 

Sobre o perfil das crianças diagnosticadas com a síndrome, a Secretaria de Saúde informou que a maioria dos casos foi confirmada em pacientes com idades entre 0 e 4 anos, sendo que os meninos são mais afetados. Outra curiosidade é que, mais de 80% das vítimas não apresentavam comorbidades. 
A orientação aos pais é que eles procurem imediatamente as unidades de saúde tão logo percebam os sintomas.

Foto: Reprodução






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis