Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Com medo da violência eleitores evitam falar de política: homens são os mais resistentes

Highslide JS

Os paraminenses estão com medo de falar de política, temendo represálias e a violência. O Jornal da Manhã fez esta constatação durante todo o dia de ontem, ao percorrer ruas centrais e enfrentar a resistência de populares diante de perguntas sobre o cenário político.

O foco da reportagem era a repercussão do ataque a tiros, que terminou com a morte do tesoureiro do PT, em Foz do Iguaçu, durante uma festa de aniversário. O caso escancarou o grau de violência que pode marcar o processo eleitoral deste ano.

Quase todas as pessoas que manifestaram opiniões ao JM não quiseram gravar entrevistas, por medo de críticas e até de confusão com amigos e familiares. Os homens fugiram das respostas, enquanto as mulheres se mostraram mais pacificadoras, deixando a violência de lado para manifestar insatisfação com outras faces do cenário. 

Nos áudios a seguir, de Guilhermina Damasceno, Suzane Duque e Ângela Santos, o resumo das manifestações do eleitorado feminino:

Segundo avaliação do cientista político Adriano Cerqueira, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o registro de episódios violentos não necessariamente é uma exclusividade desta eleição. 
O problema de sempre é que os partidos e candidatos, de uma forma muito racional, utilizam estratégias de comunicação política que visam tirar o eleitor da zona de racionalização e levá-lo para o lado emocional.

Os eleitores são atraídos por discursos que só falam coisas boas de um e demonizam a candidatura adversária. E aqueles que não sabem separar isso se exaltam ao ponto de cometer crimes, como a tentativa de homicídio contra o então candidato a presidente Jair Bolsonaro, que foi atacado em Juiz de Fora e quase morreu por causa de uma facada.

E a violência política não cresce apenas no Brasil. Na semana passada o mundo ficou chocado com o assassinato do ex-premier do Japão, Shinzo Abe, que foi atingido por tiros de uma espingarda caseira durante discurso de campanha.

Foto Ilustrativa: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis