Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Entram em vigor as novas regras do Código de Trânsito

Highslide JS

Já estão em vigor as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Instituídas a partir da Lei n° 14.229/2021, publicada em outubro. As que entram em vigor agora tratam do excesso de peso, sanções para empresas e mudanças no processo de suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A primeira regra é referente à multa por excesso de peso aos transportes de cargas. A infração foi flexibilizada com a mudança do artigo 99 do CTB e prevê que “somente poderá haver autuação, por ocasião da pesagem do veículo, quando o veículo ou a combinação de veículos ultrapassar os limites fixados, acrescidos da respectiva tolerância". 

Além disso, o fabricante do veículo deve mostrar, em lugar visível e no Renavam, o limite técnico de peso por eixo, na forma definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A outra mudança determina que as empresas que possuem veículos deverão pagar mais pelas multas que receberem quando não houver indicação do condutor infrator. 

Nesse caso, a lei estabelece que “será lavrada nova multa ao proprietário do veículo, mantida a originada pela infração, cujo valor será igual a duas vezes o da multa originária”. E também está em vigor a regra que trata do efeito suspensivo obrigatório.

A partir de agora, durante processos administrativos de suspensão ou cassação, o motorista não poderá ter a CNH bloqueada, nem ser impedido de fazer a renovação do documento, caso esteja em tempo. Esse efeito suspensivo da penalidade já existia, mas ocorria somente se o condutor solicitasse.

Foto Ilustrativa: Rafael Cezar/Rádio Stilo FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis