Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Procon vai agir para acabar com os empréstimos consignados indevidos em Pará de Minas

Highslide JS

O Procon de Pará de Minas está atuando junto à Câmara Municipal para coibir, ou pelo menos, minimizar os empréstimos consignados indevidos de bancos aos aposentados. Desde janeiro do ano passado, o órgão recebeu 579 reclamações desse tipo, mas acredita-se que o número pode ser maior já que algumas pessoas não oficializam a queixa no Procon.

Empréstimo consignado é aquele contratado pelo aposentado ou pensionista, tendo as parcelas mensais descontadas da aposentadoria ou pensão. No caso do empréstimo indevido, os bancos descontam os valores dos salários sem o cidadão ter adquirido nenhum crédito.

Segundo o coordenador do Procon de Pará de Minas, Bruno Souza, as denúncias têm como alvo diferentes bancos e muitas vezes envolvem idosos que ficam desesperados, pois tiveram boa parte do salário descontada de forma indevida.

Diante de tantos casos e da gravidade do que isso representa na vida dos aposentados, o Procon recorreu à Câmara na tentativa dela criar um projeto de Lei para coibir a prática entre as instituições financeiras de Pará de Minas.

O primeiro encontro entre Bruno Souza e os vereadores serviu para que eles tirassem dúvidas e levantassem ideias para que, futuramente, uma proposta seja levada ao plenário. Apesar desse contato inicial, o coordenador do Procon admite que o caso é complexo e cheio de obstáculos. 

Enquanto as negociações seguem entre o Procon e os vereadores, Bruno Souza orienta os cidadãos a como evitar a surpresa na hora de receber o salário e reafirma a necessidade de levantar todas as provas possíveis. 

Entre as mais de 500 denúncias feitas ao Procon está a do senhor Antônio Fernandes Guimarães, de 72 anos, morador do bairro João Paulo II. Ele teve descontados mais de R$ 100 de seu salário e ficou revoltado. O idoso procurou o Jornal da Manhã para fazer um desabafo. 

Ainda de acordo com o Procon, das 579 reclamações, somente em 39 casos o órgão conseguiu multar a instituição financeira. O valor da penalidade foi de R$ 600 mil. O Procon de Pará de Minas funciona na rua Sacramento, 317, no centro. Existem quatro números de telefone 3231 9292 / 3231 9226 / 99823 0169 / 99979 5386.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis