Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Chuvas causam estragos em toda a região: Pará de Minas recebe alerta vermelho da Defesa Civil

Highslide JS

A Defesa Civil de Pará de Minas continua monitorando as áreas de risco, atenta aos alertas dos institutos de meteorologia, que estão prevendo muita água nesses dias.

A vigilância ganhou apoio de uma força-tarefa da prefeitura, através da Secretaria de Obras, que está mantendo operários nas ruas para limpeza das vias e desobstrução de trechos que podem comprometer o escoamento da água.

Sob o comando do Tenente-Coronel Fábio Santos, integrantes da Defesa Civil estão se revezando na observação das condições climáticas e preparação para qualquer emergência:
A Defesa Civil também está vigilante em relação à barragem de Carioca. O Tenente-Coronel confirmou que o nível da água subiu muito, mas a situação ainda não traz riscos:

Em várias cidades da região, a mobilização também é geral. Em Pitangui, por exemplo, a Defesa Civil decidiu interditar ruas devido ao risco de desmoronamento de dois prédios sem residentes. 

A medida foi tomada após uma vistoria nos imóveis, que também contou com a presença do Corpo de Bombeiros e da prefeita Maria Lúcia.

Localizados no bairro Chapadão, os dois prédios ficam nas ruas Lopes Cançado e Calazans Lobato. De acordo com os técnicos, a medida se fez necessária em decorrência das fortes chuvas que podem contribuir para instabilidade dos prédios. 

Moradores próximos a esses imóveis também foram notificados pelo Corpo de Bombeiros. A prefeitura iniciou uma campanha de divulgação nas rádios e nas redes sociais, chamando atenção para outras áreas de risco.

Entre os locais que merecem atenção da população está a Avenida Antero Rocha Cançado, na travessia do Córrego do Baiacu. Com o grande volume de chuva o trecho fica alagado e a pista está danificada.

Os motoristas também devem redobrar a atenção ao trafegar na BR-352, na altura do trevo do bairro Santo Antônio. Nesse trecho, há o risco de queda de barreira na rodovia. 

Outro ponto que em razão das chuvas merece atenção, com a possibilidade de queda de barreira, fica entre o Restaurante Varandão e Pitangui Pedras, na entrada da cidade.

Técnicos, engenheiros, operacional e máquinas da prefeitura estão 24 horas de prontidão para dar suporte à população sempre que necessário. 

E em Belo Horizonte, só nesta semana já choveu mais de 40% do esperado para o mês de janeiro. As regiões mais afetadas são o Barreiro, Oeste e o Centro-Sul. A Defesa Civil atualizou o alerta vermelho para risco geológico nas seis regionais de BH.

Minas Gerais já tem 126 municípios em situação de emergência, devido ao período chuvoso. O estado já registrou 14 mortes, mais de 16 mil desabrigados e quase 8 mil desalojados. A região do Vale do Aço é a que mais registrou vítimas, seguida do Norte de Minas.

O fim de semana continuará sendo chuvoso na região, com possibilidade de pancadas em qualquer horário do dia. Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, este aumento do nível de chuvas ocorre devido a uma nova frente fria, que alcançou o estado na quinta-feira.

Além disso, a frente está sendo alimentada por um corredor de umidade que vem da Amazônia, o que aumenta o cenário chuvoso. Ruibran ainda reforçou que a população deve se atentar aos riscos de alagamentos e inundações ou até mesmo deslizamentos, que são altos. 

O novo alerta climático, divulgado hoje cedo, coloca Pará de Minas entre as cidades com risco de receber tempestades de até 100mm e ventos intensos hoje. A previsão foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Reprodução/Prefeitura de Pitangui - Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis