Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Assustado com crescimento do número de suicídios vereador cria programa de prevenção em Pará de Minas

Highslide JS

Pará de Minas acaba de ganhar um Programa de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito de acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes. A iniciativa é do vereador Cleber Gonçalves, o Clebinho do Lavajato.

Ele apresentou a proposta e recebeu apoio dos colegas, na aprovação do projeto. Clebinho ficou satisfeito com o reconhecimento sobre a importância da iniciativa, uma vez que a sociedade mais do que nunca precisa de apoio.

O que motivou a criação do programa é o crescimento assustador do número de suicídios, sem falar nas tentativas que triplicaram, principalmente entre jovens e idosos.

A expectativa do vereador é que, a partir de agora, o município de Pará de Minas volte os olhos ainda mais para essa situação. A partir de experiências compartilhadas com profissionais da área da saúde, ele fez revelações que chocaram:

O papel do programa de prevenção ao suicídio será o de ampliar a conscientização sobre o tema, capacitando cidadãos a identificar sintomas presentes e garantir o direito ao acompanhamento e à prevenção de quadros de sofrimento ou transtorno psíquico. Pelo projeto aprovado, o referido programa será desenvolvido pela Secretaria de Saúde com a realização de eventos, divulgação de material educativo e várias outras ações.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de setecentas mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo esta a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos. A OMS também detectou que a situação agravou desde o início da pandemia.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis