Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Ministério Público anuncia operação especial de combate às infrações eleitorais

Highslide JS

Faltando poucos dias para as eleições gerais, o Ministério Público fez um balanço positivo da corrida eleitoral dos candidatos de Pará de Minas e anunciou uma operação para coibir infrações eleitorais no próximo domingo. 

Sobre a corrida dos candidatos locais aos cargos de deputado Estadual e Federal, o promotor Delano Azevêdo Rodrigues informou que o MP recebeu poucas denúncias de irregularidades nas campanhas e propagandas, mas nenhuma de destaque. E até o momento, sem ilegalidades constatadas.

Segundo o aplicativo Pardal, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para denúncias de propaganda irregular, em Pará de Minas foram registradas apenas 10 denúncias desde o início da corrida pelos cargos eletivos.

O promotor Delano, inclusive, parabenizou todos que estão na disputa e espera que no domingo também não haja problemas, com as eleições transcorrendo normalmente. 

Para que isso aconteça o Ministério Público, em parceria com a Justiça Eleitoral e as polícias Civil e Militar, lançou uma operação para evitar certos hábitos ilegais que costumam ser praticados por candidatos no dia da eleição. Como se sabe, no dia de votação é proibida a boca de urna. Os candidatos poderão fazer campanhas somente até sábado (dia 1º), véspera das eleições. 

Uma das ações planejadas pelo Ministério Público tem como objetivo evitar o derramamento de santinhos em frente às seções eleitorais ou ruas estratégicas. Segundo o promotor Delano Azevêdo, a fiscalização começará já na madrugada de domingo.

Outra prática que pode se configurar como boca de urna é a aglomeração de pessoas. O promotor deu mais detalhes sobre o assunto, alertando os candidatos que gostam de cumprimentar os eleitores na porta das seções eleitorais. 

Além dessas práticas, o Ministério Público também estará de olho nos veículos que fazem propagandas eleitorais. Nos últimos pleitos, o órgão percebeu um tipo de comportamento que pode até parecer inofensivo, mas não é permitido pela legislação e será combatido caso seja constatado.

Os eleitores também podem ajudar no combate às irregularidades eleitorais, fazendo denúncias através do 190 da Polícia Militar ou diretamente ao Cartório Eleitoral, no telefone 3232 2349.

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis