Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Crimes de feminicídio aumentam em Minas: 13 mulheres foram mortas no mês passado

Highslide JS

O número de feminicídios registrados em Minas Gerais subiu 5% entre os oito primeiros meses do ano passado e o mesmo período deste ano. O dado é da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).Até agosto de 2022, foram registrados 238 casos de feminicídio tentado ou consumado no Estado. 

Ao todo, 114 mulheres foram mortas até agora. Em 2021, até agosto, haviam sido 108 casos. Ao longo de todo o ano passado, Minas registrou 336 casos de feminicídio tentados e consumados. Já em 2020, foram 342 ocorrências do tipo registradas pela Sejusp. Só no mês passado, 13 mulheres foram mortas no estado - duas delas na capital. Outras 21 sofreram tentativa de feminicídio em agosto deste ano.

O feminicídio não costuma ser um ato isolado do agressor, na maioria das vezes os atos de violência doméstica se acumulam antes do homicídio. Os casos de violência física, sexual, psicológica ou financeira podem ser denunciados na Polícia Civil de Minas Gerais pela vítima ou por vizinhos e familiares.

Na capital, a delegada titular da Casa da Mulher Mineira, Karine Tassara, explica o funcionamento da unidade inaugurada neste ano. "Na Casa da Mulher Mineira, visamos atender as mulheres residentes na capital que estão sofrendo violência doméstica e familiar - seja violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual”, explicou.  No caso de crimes como dano e ameaça, a denúncia também pode ser feita online pela delegacia virtual.

Segundo a delegada, o importante é que o caso chegue ao conhecimento da polícia. "Mulher, não se cale, denuncie. Se a senhora estiver sofrendo violência no momento, ligue pro 190, acione a polícia militar. Não deixe passar despercebido as situações de violência vivenciadas".

As informações ainda estão sendo atualizadas mas, até o momento, foram registrados 90.460 casos de violência doméstica em Minas neste ano. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve redução de  4,8% dos registros.

itatiaia.com.br
Foto Ilustrativa: pixabay.com/Reprodução






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis