Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Especialista ministra capacitação em Pará de Minas sobre “saberes do bebê”

Highslide JS

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão participando de uma capacitação sobre o sofrimento psíquico de bebês. O objetivo é qualificar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) no primeiro ano de vida das crianças, identificando comportamentos que podem sinalizar algum tipo de problema na saúde da criança.

O curso está sendo aplicado por Erika Parlato Oliveira, referência mundial na área. Ela é psicanalista, pesquisadora, professora universitária e tem um longo currículo acadêmico. 

Dra. Erika é brasileira, mas mora em Paris, na França, onde trabalha em uma universidade. Ela está passando uma temporada no Brasil e, desde a última semana, está ministrando a capacitação aos profissionais de Pará de Minas no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no bairro São Luiz.

O conteúdo foca na atualização sobre o crescimento e desenvolvimento das crianças, através do “saberes do bebê”. É uma metodologia criada pela Dra. Erika Parlato a partir de estudos que comprovam que os bebês conseguem interpretar diferentes situações mesmo antes de completarem um ano de idade. 



A partir desta metodologia e da capacitação ofertada, a especialista acredita que a análise clínica dos profissionais de saúde nas UBS’s será feita através de uma abordagem mais ampla e assertiva, identificando e tratando algum problema eventualmente diagnosticado.



Dentro desse processo de avaliação dos comportamentos dos bebês, os pais têm grande responsabilidade na identificação de qualquer situação que indique algum problema de saúde. Dra. Erika Parlato garante que toda observação é válida e deve ser reportada às equipes de saúde.



A capacitação termina hoje. Ao todo, 140 profissionais de saúde da rede pública de Pará de Minas participam do treinamento. É a segunda vez que a especialista ministra um curso na cidade. Antes da pandemia, ela realizou uma abordagem ainda mais específica com profissionais da Apae, fortalecendo a assistência prestada na entidade.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis