Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Tempo seco favorece a reprodução do carrapato estrela, aumentando os perigos da febre maculosa

Highslide JS

Com 11 casos registrados em Minas Gerais e 4 mortes somente em 2023, a febre maculosa continua preocupando autoridades de saúde. O medo é com a prevalência do tempo seco, que propicia a reprodução do carrapato estrela, hospedeiro da bactéria que provoca a doença.

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril, aguda e de gravidade variável, transmitida muitas vezes pela picada do carrapato. Não existe uma vacina que evite o estágio grave da enfermidade, sendo que a melhor forma de prevenção são as medidas de controle do parasita transmissor. 

A médica infectologista Fabiane Scalabrini alerta a população, especialmente de áreas rurais, para os cuidados à febre maculosa. Segundo ela, não é necessário ter visto a picada do carrapato, mas sim, ter estado em locais onde a presença dele é provável.

Ainda de acordo com a especialista, as pessoas devem ter muita atenção aos sintomas da febre maculosa, que são parecidos com os de outras doenças. 

Em números nacionais, até o mês de junho, foram confirmados 53 casos da febre maculosa.  As regiões de maiores concentrações são Sudeste e Sul do país, segundo dados do Ministério da Saúde. 
A dica da médica infectologista para aqueles que frequentam áreas em que o carrapato estrela hospede é usar roupas claras e calçados fechados, além de proteger os animais de estimação e manter a higiene dos canis, das vasilhas de ração e água, dentre outros.

Uma novidade sobre a doença é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo produto para ser utilizado no diagnóstico da febre maculosa. Ele pode detectar a presença das bactérias que causam a doença, a partir da identificação de material genético desses microrganismos no sangue do paciente. Este é o segundo teste para diagnóstico de febre maculosa registrado no país. 

Fotos: Reprodução Ipsemg/Divulgação e Youtube Ipsemg







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis