Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Força-tarefa consegue desobstruir algumas estradas rurais

Highslide JS

Apesar das chuvas e da péssima condição das estradas rurais, cheias de lama, a força tarefa da Secretaria de Obras também está funcionando. Durante todo o dia de ontem, operários movimentaram os tratores da prefeitura.

O resultado paliativo apareceu na desobstrução de alguns trechos que já voltaram a ser utilizados pelos produtores rurais. Segundo o secretário José Cornélio de Oliveira, a prioridade recai sobre o acesso ao distrito de Carioca.

É preciso deixar o trecho em melhores condições para o caso de alguma emergência. Falando ao Jornal da Manhã, ele também citou outras áreas desobstruídas:

Se o tempo melhorar hoje, os operários também vão trabalhar na região dos Limas. 
Em toda a região, a situação dos municípios também é difícil.

Entre eles Divinópolis, onde a Cemig precisou abrir as comportas da barragem em Carmo do Cajuru, cujo volume estava no limite. A primeira elevação da vazão aconteceu por volta das duas da tarde, ampliando de 310 m³ para 380 m³.

Gradativamente a vazão subiu para o patamar de 450 m³, atingido no final do dia e hoje vai subir para 630 m³. Várias famílias que vivem mais próximas do rio tiveram que deixar suas casas. Alguns bairros ficaram alagados na tarde de ontem.

Em Conceição do Pará, 500 famílias estão sendo levadas para abrigos. A prefeitura pediu aos ribeirinhos que saiam de suas casas, levando apenas o essencial. As comportas da usina passam dentro do município.

E a situação pode se complicar porque a barragem do Carioca, que esteve em risco de rompimento no domingo, está no rio São João, que deságua no rio Pará. Na prática, as vazões se somam ao longo do rio em direção a Conceição do Pará, Nova Serrana e Pitangui.

Em Conceição do Pará, os internos de uma comunidade terapêutica foram resgatados ontem pelo Corpo de Bombeiros. Eles estavam ilhados desde domingo e deixaram o local de helicóptero.

Já na cidade de Itaúna, depois do transbordamento do Rio São João, que inundou casas e condomínios, mais um susto ontem. Um carro caiu dentro do Ribeirão Joanica, no bairro Irmãos Auller.

Ao chegar no local, os militares se depararam com o veículo capotado dentro do ribeirão e com a vítima confusa e desorientada, dentro do carro. Os militares entraram na água e, através das técnicas de salvamento veicular atreladas às de salvamento aquático, retiraram a vítima de forma ágil. 

A vítima apresentava traumatismo cranioencefálico leve e escoriações por todo o corpo. O homem foi socorrido e conduzido ao Hospital Manoel Gonçalves. 

Em Juatuba, a prefeitura decretou situação de calamidade pública, com validade de 90 dias. A justificativa está nos danos humanos, materiais e ambientais, além dos prejuízos econômicos e sociais. Onze pessoas, incluindo crianças, ficaram ilhadas depois de um temporal.

O governador Romeu Zema informou que vai ajudar as prefeituras na reconstrução de infraestruturas e no atendimento às vítimas. Também garantiu que todas as barragens estão sendo monitoradas, no entanto, ele ainda não anunciou as medidas.

Em todo o estado, mais de três mil pessoas já estão desabrigadas e aproximadamente 14 mil desalojadas. Em 145 cidades a situação é de emergência.

E as chuvas vão continuar. O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas (Simge) emitiu alerta para chuvas volumosas em toda parte do Estado. Estão previstas precipitações de 5 a 40 milímetros.

De acordo com o órgão, um bloqueio atmosférico do tipo ômega mantém um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis posicionado sobre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, permitindo a canalização do fluxo de umidade da Amazônia com forte convergência e levantamento sobre Minas Gerais. 

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação e : CBMMG/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis