Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Chegada do frio alerta para doença transmitida pelos roedores

Highslide JS

O período de seca e a proximidade do inverno é o momento propício para a disseminação das hantaviroses, doenças transmitidas para o ser humano por meio da mordedura ou do contato com fezes, urina ou saliva de roedores urbanos e silvestres.

Por causa do cenário meteorológico, o vetor do vírus causador da doença, popularmente conhecido como rato, se desloca para locais de vivência dos humanos em busca de alimento e abrigo. Essa situação liga o sinal de alerta da população, especialmente quem mora em comunidades rurais. 

Segundo Andréia Santos, Referência Técnica da Secretaria Estadual de Saúde, a disseminação do vírus está relacionada às atividades agropecuárias, domésticas ou de lazer que estejam ligadas à exposição a esses animais. 

As doenças podem se apresentar sob diferentes formas, variando desde a fase assintomática até as mais graves, como a febre hemorrágica com síndrome renal e a síndrome cardiopulmonar por hantavírus. 

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação apontam que, de 2012 a 2023, foram notificados 737 casos em Minas e 50 óbitos em decorrência das hantaviroses. Mais de 70% dos pacientes, segundo  o sistema, são homens entre 35 e 49 anos. 

Entre as Regionais de Saúde que registraram o maior número de notificações neste período está a de Divinópolis, a qual Pará de Minas faz parte. Andréia Santos dá dicas sobre as formas de prevenção, que podem ser realizadas com simples hábitos durante o dia.

A orientação é de que o paciente procure atendimento médico em uma unidade de saúde assim que observar os sintomas similares aos da hantavirose, para que seja feita uma avaliação clínica. O diagnóstico é realizado por exames laboratoriais, disponibilizados pelo SUS. O tratamento para a doença também é realizado na rede pública de saúde. 

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis