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Cemig alerta sobre a disparada de golpes contra clientes: criminosos estão apostando em três modalidades

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Criminosos estão usando o nome da Cemig para enganar a população e extorquir dinheiro das vítimas. Para alertar os quase 9 milhões de clientes em todo o Estado, a estatal informa que estelionatários e pessoas de má-fé têm aplicado golpes em diversas regiões. Durante as investigações, a Cemig identificou que esses criminosos praticam, principalmente, três tipos de golpes contra seus clientes.

O primeiro é por contato telefônico e, na maioria dos casos, aplicado contra estabelecimentos comerciais, como padarias, açougues e comerciantes em geral. Os estelionatários ligam para o cliente Cemig dizendo ser representantes da “4ª Vara Federal” ou da “Justiça Federal” e que a ligação é para cobrar um possível débito existente. Afirmam que, se a dívida não for paga em um prazo curto, a Cemig retirará imediatamente o medidor de energia do local.

Após o contato, o cliente recebe um boleto bancário com dados falsificados, por e-mail ou WhatsApp, em nome de empresas ou pessoas físicas que não pertencem à “Cemig Distribuição”. O esquema é conhecido como "Golpe da 4ª Vara Federal’. O gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig, Wellington Cancian, esclarece que as equipes da Cemig são treinadas para confirmar os dados cadastrais dos clientes bem como dos débitos que motivaram a ligação, reforçando a veracidade da sua atuação.

Além disso, os clientes que possuem débitos cobrados judicialmente pela Cemig são formalmente notificados pela Justiça para se manifestar sobre a cobrança. Essa notificação é feita, normalmente, por correspondência – dificilmente por telefone. No segundo golpe, os estelionatários vão até a casa das pessoas e, de maneira enganosa, se apresentam como funcionários da Cemig pedindo para entrar na residência, com a justificativa de verificar a rede elétrica em algum cômodo.

Ao serem encaminhados ao local pelo cliente, os estelionatários normalmente permanecem sozinhos, e, nesse momento, aproveitam a situação para furtar objetos, móveis e eletrodomésticos da residência. Já o terceiro golpe utilizado e que tem ganhado espaço nos últimos tempos é por meio do WhatsApp. Nessa situação, o cliente recebe mensagem no celular informando um desconto na conta de luz. Logo depois da informação, recebe outra mensagem dizendo que a conta já está disponível e que ele pode fazer o pagamento clicando em determinado link. A Cemig recomenda que em caso de dúvida a pessoa faça consulta a familiares e também a polícia.

Foto: Cemig/Divulgação







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