Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Profissionais de Pará de Minas iniciam a caminhada pela obtenção da Carteira Nacional do Artesão

Highslide JS

As artesãs de Pará de Minas deram um passo importante para a obtenção da Carteira Nacional do Artesão, documento físico que formaliza a atividade em todo o território brasileiro. 

Através de uma ação conjunta com o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e o Sistema Nacional de Emprego (Sine), quatro artesãs da Artepam, associação que representa a categoria, realizaram o pré-cadastro na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, considerado a primeira etapa de aquisição do documento.

Além de formalizar a profissão, a Carteira Nacional do Artesão permite o acesso dos trabalhadores a cursos de capacitação, feiras e eventos.

A obtenção da carteirinha estava na pauta da Artepam há algum tempo e foi levada ao Conselho Municipal pela presidente Roseli Cristina de Medeiros. Ela explica que o documento trará muitos benefícios, um deles a potencialização da venda de produtos para outras regiões.

Embora seja um documento nacional, o registro dos trabalhadores é de responsabilidade do Estado, portanto o procedimento passa pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. O pré-cadastro das artesãs foi realizado pelo coordenador de Capacitação do Sine, Alencar Costa, que explicou os critérios exigidos.

As artesãs vão aguardar 30 dias corridos para avaliação e resposta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Ana Paula Couto, também vem participando do processo. 
Ela está muito satisfeita com a possibilidade do cadastro e acredita que a cidade também tem muito a ganhar com o reconhecimento. 

O cadastro não ficará restrito às quatro artesãs. A associação que representa a categoria quer que todos os associados possam obter a carteirinha. Atualmente, a Artepam tem 35 associados. 

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Divulgação/Sede




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis